Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Coisa de Velho -- 16/08/2006 - 12:13 (Humberto Fernandes Valente) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COISA DE VELHO

ANTIGAMENTE QUANDO ESCREVIA, JÁ TINHA O TíTULO, A FORMA E O TEXTO PRONTOS. AGORA NÃO. PREOCUPAÇÃO DE MAIS, INFORMAÇÃO DEMAIS, MEDO DE MAIS E TEMPO DE MENOS.
ESTE FORMATO NÃO ESTÁ BOM, DESSE JEITO É IMPUBLICÁVEL. NÀO DÁ PARA REPRODUZIR NUM JORNAL. O TEXTO NÃO É ATUAL, NEM DIGITADO FOI. TANTA COISA PARA FALAR, MAS O ESPAÇO É CURTO, QUERO DIZER PEQUENO. MUITA FRASE FEITA, MUITO CLICHÊ, SÓ FALO EM LUGAR COMUM. SEM TOCAR NOS ERROS DE PORTUGUÊS. E O TEMPO PERDIDO PROCURANDO A MELHOR MANEIRA DE EXPRESSÃO. TEMPO DE MAIS, MAS COMO PERDI O SONO, COISA DE VELHO, LÁ VAI:

NO MEU TEMPO DE GINÁSIO E CIÊNTíFICO, OPS! ATUALIZANDO: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. SE ME LEMBRO BEM, AS COISAS ERAM UM POUCO DIFERENTES. NÃO TÓ FALANDO DE COMPUTADOR, MÚSICA DIGITAL, TV À CABO, CELULAR E OUTRAS MARAVILHAS DA TECNOLOGIA MODERNA, COM AS QUAIS CONFESSO, ACHO QUE NÃO SEI VIVER MAIS SEM. QUERO ME REFERIR, FORMALMENTE ESCREVENDO, A GENTE. ISSO MESMO GENTE PESSOAS, PAI, MÃE, IRMÃO, FILHO (A), ENTEADO, MADRASTA, AMIGO, CONHECIDO, INIMIGO, VIZINHO, TIOS, VOVÓ, VOVÓ, CUNHADO E SE ME PERMITIREM A LIBERDADE "POÉTICA", GATO, CACHORRO, PASSARINHO E OUTROS TANTOS DE ESTIMAÇÃO.
JÁ LÁ SE VÃO 20, 25 ANOS, O QUE PODE PARECER UMA VIDA, MAS PARA MIM PARECE QUE FOI HÁ 2, 5 ANOS ATRÁS, HAVIA MAIS RESPEITO. É RESPEITO, CONSIDERAÇÃO, HUMILDADE, LEALDADE E OUTRAS TANTAS "DADES". LEMBRO QUE NO ÓNIBUS A GENTE (NÃO ERA SÓ EU) LEVANTAVA PARA UMA VELHINHA SENTAR. QUANDO UM ADULTO, OPS DE NOVO, PESSOA MAIS VELHA FALAVA, NÓS, NAQUELE TEMPO, NOVOS, CALAVAMOS E ESCUTÁVAMOS.
NÃO ESQUEÇO DE TER APRENDIDO COM MEUS PAIS, AVÓS E TIOS MAIS CHEGADOS, E QUERO DIZER QUE NEM SEMPRE DA MANEIRA MAIS EDUCADA, DEMOCRÁTICA OU POLITICAMENTE CORRETA DE HOJE EM DIA, QUE PAI E MÃE TEM SEMPRE RAZÃO, MESMO QUANDO NÃO TEM. LEMBRO DE ME REBELAR E DESOBEDECER, MAS DESRESPEITAR, DEBOCHAR, IGNORAR OU DESAFIAR, REALMENTE NÃO. TAMBÉM NÃO ME LEMBRO DE TER MEDO OU DE SER COMPLASCENTE, SUBMISSO, CONFORMADO, ACOMODADO OU "PUXA-SACO", LEMBRO, JÁ INSISTINDO, DE TER "RESPEITO".
COISA DE VELHO ESSE NEGÓCIO DE RESPEITO, PARECE QUE NÃO SE ENCAIXA NESTA SOCIEDADE MODERNA, INDIVIDUALISTA, CONSUMISTA E TÃO CHEIA DE DIREITOS E ESTATUDOS POLITICAMENTE CORRETOS: "DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE", "DO IDOSO", DO DEFICIÊNTE FíSICO, DESCULPE, PORTADOR DE NECESSIDADE ESPECIAL. DIREITO DOS "GLS", DOS AFRO-DESCENDENTES, DOS OBESOS, DOS ANORÉXICOS, DOS DE ESQUERDA, DOS DE CENTRO, DIREITA AINDA NÃO, DOS ... NÃO SERIA MAIS FÁCIL TERMOS APENAS RESPEITO UNS PELOS OUTROS?
TODOS NÓS TEMOS DIREITOS, MAS ANTES DELES VEEM OS DEVERES, MAS AO QUE PARECE OS "MAIS NOVOS" SÓ ENTENDEM, SÓ ESCUTAM, SÓ TEM RESPEITO PELA 1º PARTE. PELO VISTO A "LEI DE GERSON" (LEVAR VANTAGEM EM TUDO, PARA ESCLARECER OS MENOS VELHOS) SÓ FOI RENOVADA PARA NÓS, JOVENS HÁ MAIS TEMPO.
A CULPA É NOSSA, JÁ DIVIDINDO O FARDO. NÃO SEI ONDE ERRAMOS SE É QUE ERRAMOS, MAS O FATO É QUE NÃO ESTAMOS CONSEGUINDO OU PELO MENOS TENTANDO COM MAIS AFINCO, TRANSMITIR AOS NOSSOS "JOVENZINHOS" A REGRA MAIS BÁSICA DA CONVIVENCIA EM FAMíLIA, COMUNIDADE, SOCIEDADE: RESPEITO MÚTUO.
POR FIM FICA AQUI O CONVITE; VAMOS TENTAR MAIS, INSISTIR MAIS UM POUCO, VAMOS TEIMAR COM "ELES", AFINAL TEIMOSIA É COISA DE VELHO.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui