Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A INCRÍVEL INFLUÊNCIA DOS NOMES PRÓPRIOS -- 08/12/2003 - 15:34 (Joel Ribeiro do Prado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lida integralmente por Salomão Ésper num dos programas diários de julho de 2001.

Ao Jornal Gente – Bandeirantes A.M.

Salomão/José Paulo/Parada

Bom dia!

O administrador do Carandiru, a julgar-se pelo nome, ou é cúmplice dos que se evadem ou é, no mínimo, uma boa idéia a circular por ali. Vocês se ligaram no nome do homem? Chama-se – é incrível! -NAGASHI FUROKAWA.

Que tal colocar-se um outdoor lá no presídio? Poderia ser assim:

FUROKAWA - TÚNEIS EM GERAL LTDA
MATRIZ NO CARANDIRU-ATENDIMENTO EM TODO O BRASIL
ORÇAMENTOS SEM COMPROMISSO
ESTUDAMOS PERMUTAS


A Marta, que anda em competições com o Alkimin, deve estar procurando alguém com um bom nome para responder pela sua mais nova Secretaria; a que vai cuidar com todo carinho desse tal de "orgulho" gay.
Para isso, devo ter a melhor sugestão:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
THOMAZ PINTO
SECRETÁRIO DO ORGULHO GAY
PARQUE DO IBIRAPUERA PAVILHÃO DAS LOUCAS
TELEFONE: 2424-2424 R: 24

Eu tenho me divertido, nestas horas de tanta "glória" para o nosso amado Brasil, com a criação de nomes próprios interessantes que bem se ajustem às figuras que o nosso ambiente cultural e moral é pródigo em produzir.
Para aquele cirurgião plástico ao alcance das senhoras menos abonadas e especialista em desfigurações:
Ivo Putinguiço

Para o filho do dentista, que o pai quer ver trilhando a mesma carreira um dia:

CIRO JOÃO - DENTISTA

Perdido em meus divagares, achei-me em descobertas sobre a notável influência dos nomes na vida das pessoas. A minha mulher, andarilha das nuvens, recebeu ao nascer o nome Terezinha Acquesta Moraes (TAM). Ao casar-se ela comigo, manteve-se sobre a mesma indução aérea, pois o seu nome mudou-se para Terezinha Acquesta Prado (TAP), o que justifica continuarem os seus sapatos com aqueles fiapos brancos trazidos dos mais altos cúmulos nimbos...

Um abração a vocês e demais pessoas que fazem tão simpática a programação da Bandeirantes, emissora que eu visitei, ainda garoto, na Rua Paula Souza, quando estive perto do Amaro César, do Arrelia, do J. Silvestre, assistindo a um programa de auditório patrocinado pela pasta Arigol. Em casa, a Bandeirantes era a líder de audiência. Havia um tearo diário, às 14 h, chamado Aquarela, que era imperdível. Henrique Lobo, Enzo de Almeida Passos, Zezinho Cútolo, José Moura, Maria Estela Barros, Gessi Fonseca, Talma de Oliveira (este, um amigo de meu pai), Vicente Leporace. Eu próprio estive para ser da TV Bandeirantes, apresentado que fui pelo Talma a um senhor que participava da implantação da emissora e cujo nome era Nicéias. Naquela época, ele me disse que era para eu telefonar para ele todos os dias, até que chegasse o momento de tratar mais concretamente do caso,mas eu achava que estava incomodando e acabei ligando só umas duas ou três vezes. Aliás, tenho registro profissional de locutor comercial, mas os dias passam e a gente vai ficando como está - eu tenho um escritório de marcas e patentes o que me enseja redigir bastante, o que eu adoro fazer; tanto que já estou passando em muito do que seria de bom tamanho para explorar a atenção dos amigos.

Obrigado pelo grande serviço que vocês prestam como radialistas e como cidadãos.

Grande abraço!


Joel Ribeiro do Prado


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui