Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50595)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->APOCALIPSE QUASE EXCLUÍDO DA BÍBLIA -- 06/01/2003 - 15:59 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Segundo a Revista Galileu de dezembro/2002, a coleção de textos que conhecemos como Novo Testamento foi selecionada no ano 363, com exceção do Apocalipse, que só veio a ser aceito no Concílio de Cartago, em 397. Mas o que me surpreende é ele ter sido aceito como parte da Bíblia em uma época em que o Império já era cristão. Nenhum outro livro bíblico foi tão agressivo contra Roma. Só esse escritor teve a coragem de chamar a capital do mundo de prostituta, o que para os romanos da época até não seria tão grave, porque as prostitutas eram bem conceituadas no império; mas na Roma convertida ao Cristianismo isso era muito insultante.



Há textos do livro de Daniel que falam de um reino que se enquadra no Império Romano. Mas o autor do Apocalipse foi muito mais longe. Após falar de uma “grande prostituta” que deveria ser condenada, que estava “embriagada com sangue dos santos”, chamando-a de “mãe das prostituições e abominações da terra”, ele detalhou: “As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada”, e depois arrematou: “E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.” (Apocalipse, 17).



O que mais teria a dizer o vidente? Estudiosos dizem que Roma era chamada de “urbes septicolis”, por estar edificada sobre “sete montes”. E que cidade senão ela reinava “sobre os reis da terra” naqueles dias? João teria visto em seus sonhos o Império Romano simbolizado por aquele animal sem igual, com sete cabeças e dez chifres, carregando uma prostituta, coisa tão abominável para os hebreus, que era a cidade capital do império. Não seria de admirar se o império convertido ao cristianismo determinasse a destruição de quaisquer exemplares do livro. Mas o livro foi admitido como verdade divina.



Mais detalhes sobre a figura da besta, veja em OS TEMPOS DOS GENTIOS, OS DEZ REINOS DA PROFECIA DE DANIEL E APOCALIPSE e QUEM SERIA A BESTA DO APOCALIPSE? DE ONDE VEIO O NÚMERO 666?.







Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.



Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;

Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.

Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui