Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62298 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50689)

Humor (20042)

Infantil (5462)

Infanto Juvenil (4786)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6214)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sonhando e transformando -- 30/12/2002 - 12:46 (Carlos Luiz de Jesus Pompe) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Brasil vive uma grande expectativa e uma grande esperança, ante o início de um novo ano e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República. A vitória de um operário nas eleições de outubro, um metalúrgico com trajetória de esquerda e encabeçando uma coligação democrática e progressista, já foi comparada com momentos de grande transcendência, como a Independência, a abolição, a República e a Revolução de 1930. Há quem diga que tamanha esperança nas possibilidades de um governo não teve precedentes na história do país.

Recente pesquisa do Ibope mostrou que 67% dos brasileiros acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom; 21% regular e 4% péssimo. O índice dos indecisos ficou em 9%. O instituto apurou que 74% dos entrevistados confiam no governo Lula e 20% não confiam. Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados acham que suas vidas vão melhorar durante o governo Lula.



A construção do futuro



O próprio presidente eleito, ciente da responsabilidade que tem pela frente, afirmou seguidas vezes que não poderá errar e se disse firmemente empenhado em corresponder aos anseios de tantos e tantos brasileiros que antevêem um futuro digno para suas próprias vidas e a de seus descendentes.

O desafio que está colocado, de construir um país digno, com justiça social, não é um repto messiânico. O termo Messias, que significa "enviado", tem em suas raízes a religião. Em muitos credos espera-se o Messias - aquele que irá resgatar seus adeptos e assim cumprir as palavras "proféticas" concernente à salvação em cada um dos segmentos religiosos.

Na sua terceira tese sobre Feuerbach (1845), Karl Marx considerou que as "circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos". Os homens constroem sua história, levando em conta a realidade circundante. A décima primeira dessas teses marxistas é a mais conhecida: "Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo". Estas palavras têm inspirado partidos e organizações operárias e os defensores do socialismo.

As perspectivas que se abrem para os setores populares e progressistas, humanistas, que pela primeira vez chegam ao governo central no Brasil, estão justamente provocando à ação consciente das mais amplas camadas para a transformação do mundo. Uma ação consciente de que atuam numa sociedade dividida em classes, onde interesses antagônicos disputam espaços e projetos. Uma ação ciente e zelosa da unidade necessária dos setores mais avançados e comprometidos com as causas populares para se contrapor às forças conservadoras e elitistas. Uma ação perspicaz, que leve em conta as necessárias flexões para garantir a realização de um projeto soberano, independente e de justiça social para o país.



Profissão esperança



O líder da Revolução Socialista da Rússia, Vladimir Ilitch Lenin, assustou-se, certa vez, ao perceber que escrevera "É preciso sonhar!". Relata o episódio no seu livro "Que Fazer?", publicado em 1902. Polemizando com os que, no movimento político de esquerda, raramente sonham (e censuram os que o fazem), citou o crítico literário e filósofo materialista russo Dmítri Ivánovich Píssarev: "Os meus sonhos podem ultrapassar o curso natural dos acontecimentos ou podem desviar-se para um lado onde o curso natural dos acontecimentos não pode nunca chegar. No primeiro caso, os sonhos não produzem nenhum dano, e podem até apoiar e reforçar as energias do trabalhador... Em sonhos desta índole, nada existe que possa deformar ou paralisar a força do trabalho. Bem ao contrário. Se o homem estivesse completamente privado da capacidade de sonhar assim, se não pudesse de vez em quando se adiantar e contemplar em imaginação o quadro inteiramente acabado da obra que se esboça entre as suas mãos, eu não poderia, de maneira alguma, compreender que móbil levaria o homem a iniciar e levar a seu termo vastos e penosos empreendimentos nas artes, nas ciências e na vida prática. O desacordo entre os sonhos e a realidade nada tem de nocivo, sempre que a pessoa que sonha acredite seriamente no seu sonho, observe atentamente a vida, compare as suas observações com os seus castelos no ar e, de uma maneira geral, trabalhe escrupulosamente para a realização das suas fantasias. Quando existe um contato entre o sonho e a vida, tudo vai bem".

Sonhemos, pois. E realizemos nossas fantasias.

Feliz ano novo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui