Usina de Letras
Usina de Letras
307 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->EFEITO: DESTRUIÇÃO! -- 27/08/2003 - 22:46 (Rose de Castro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
EFEITO: DESTRUIÇÃO!


O que estamos fazendo com o nosso Planeta? Cada vez mais nos damos conta que a Revolução Industrial mudou para sempre a relação entre o homem e a natureza. Há a preocupação crescente de que as atividades do homem terão mudado as condições básicas que possibilitam o aparecimento de vida sobre a terra.

A mudança de clima enfoca um problema especialmente inquietante: nós estamos mudando a forma com que a energia solar interage com a atmosfera e escapa dela. Fazendo isso, nós corremos o risco de alterar o clima global. Entre as conseqüências possíveis, estão o aumento na temperatura média da superfície da Terra e mudanças nos padrões climáticos mundiais. Outros efeitos, ainda imprevistos, não podem ser descartados.

Há 65 milhões de anos, um asteróide gigantesco colidiu com a Terra. Os cientistas acreditam que a colisão jogou tanta poeira na atmosfera que o mundo ficou no escuro pôr três anos. A luz solar foi reduzida enormemente, de forma que muitas plantas não puderam crescer, as temperaturas caíram, a cadeia alimentícia se rompeu e muitas espécieis desapareceram, inclusive as maiores que já habitaram o planeta.

Essa, pelo menos, é a principal teoria da extinção dos dinossauros. Até os que não foram atingidos diretamente pelo asteróide, acabaram pagando um preço alto.

A catástrofe que acabou com os dinossauros é só uma forma de elucidar o fator de como a mudança do clima pode fomentar o desenvolvimento de uma espécie ou liquidá-la.

De acordo com outra teoria, a espécie humana teve origem quando as temperaturas do mundo caíram de forma considerável e as chuvas diminuíram há mais ou menos 6 milhões de anos. Os primatas superiores, parecidos com os macacos, na África, estavam acostumados a se refugiar nas árvores, mas durante esse longo período de variação climática, as árvores foram substituídas por uma vegetação rasteira. Os “macacos” se viram em uma planície vazia, muito mais fria e seca do que o meio ao qual estavam habituados, além de terem ficado extremamente vulneráveis aos predadores. Os primatas teriam reagido à extinção e deram saltos evolutivos, tornando-se criaturas com posturas eretas, aprendendo a usar as mãos. Estas criaturas de cérebro maior, é normalmente considerada como tendo sido o primeiro humano.

Desde então, as mudanças climáticas têm modelado o destino da humanidade e o ser humano tem reagido a elas adaptando-se, migrando e desenvolvendo sua inteligência. Durante uma série de épocas glaciais que ocorreram posteriormente, os níveis dos oceanos baixaram e os seres humanos se mudaram utilizando pontes de terra firme, da Ásisa para as Américas e as ilhas do Pacífico. Muitas outras migrações, inovações e catástrofes continuaram acontecendo. Algumas podem Ter se originado de oscilações climáticas menores, como algumas décadas ou séculos de temperaturas levemente mais altas ou mais baixas ou períodos prolongados de secas. A mais conhecida é a Pequena Era Glacial, registrada na Europa no começo da Idade Média, que provocou períodos de fome, revoltas e abandono das colônias do norte da Islândia e na Groelândia. Há milênios o homem vem sofrendo com os caprichos do clima, reagindo com a sua inteligência, que é incapaz de influenciar fenômenos de tal magnitude.

Anteriormente, o clima mundial mudava os seres humanos. Agora, parece que os seres humanos estão mudando o clima mundial com seus cérebros altamente desenvolvidos. Uma geração de indústrias, transportes e outras atividades que, com a conseqüência do crescimento demográfico alcançará o ponto de não haver espaço para uma migração em grande escala se acaso ocorra uma mudança drástica no clima.

Para onde migraremos com nossa inteligência altamente sofisticada? Lua ou Marte?


Rose de Castro
A ‘POETA’

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui