Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50657)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Discurso II Turma de Formandos do Curso Profissionalizante -- 04/02/2003 - 17:25 (Ernandes Aparecido Campagnoli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Excel. Prefeito Municipal Antônio Costa Galvão, Excel. Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Thereza Angélica Marino Galvão, Excel. Vice Primeira-Dama Valéria Taboada, Ilmo. Presidente da Câmara Municipal de vereadores Agripino Barbosa Macedo, Ilma. Diretora do Departamento de Educação e Cultura Walkíria Nicolai, Ilmo. Pároco de nossa cidade Pe. Édson Zambão, Ilmo. Presidente do Rotary Clube de Rio das Pedras Alcindo Machado, Ilmo. Membros da Divisão de Serviço Social, Ilmo. Membros do Conselho do Fundo Social, demais senhoras e senhores presentes, queridos alunos, boa noite.
Muito embora fosse mais coerente falar sobre tecnologia e as implicações óbvias que a informática, enquanto ciência tem em nossas vidas, irei falar hoje primeiramente um pouco, sobre filosofia de vida. Vindo de um profissional de informática, talvez isto soe um pouco desafinado.
Que a informática tem um papel fundamental nas empresas é sabido por todos. Mas nem sempre nos damos conta que o profissional de informática, além dos conhecimentos técnicos de praxe, deve possuir o "feeling", ou seja, o conhecimento necessário para lidar com todas as pessoas na empresa e, conseqüentemente, extrair delas as informações – matéria-prima de seu trabalho. Mais do que Q.I. as empresas se preocupam cada vez mais com o Q.E. de seus funcionários, ou seja, não basta mais só ter inteligência técnica, mas temos que ter também inteligência emocional.
Não precisamos ir muito longe para atestar o fato. Hoje temos 65 concluintes, mesmo não estando todos aqui, caindo num mercado que mesmo ainda crescente, está cheio de bons profissionais. Vocês se formam, hoje no curso básico da informática. Sabemos que, no Brasil, apenas 22% da população segundo dados do IBGE completam ou tem acesso a um curso básico de informática. Isto já coloca vocês num lugar privilegiado dentro da estrutura social do país, coisa que me alegra como professor e me entristece como cidadão. Agora pergunto: Que responsabilidade traz tudo isso a vocês? Como vocês irão lidar com isto? Como fazer com que aquela vaga do emprego seja sua? Como criar um diferencial entre vocês? A resposta para todas estas questões é bem simples: Vocês devem acreditar que são especiais. E nós todos juntamente com vocês somos especiais! Temos que acreditar que podemos fazer sempre melhor. Volto a enfatizar: Nós podemos fazer sempre melhor! Temos que acreditar em nós mesmos. Daí a importância do relacionamento humano na vida do profissional de informática.
Ou será que temos de nos conformar com o individualismo, e achar que nada temos a ver com essa grande maioria de pessoas que não podem e não tem acesso á informática e por conseqüência, não tem uma vida, um trabalho mais digno? Podemos ser totalmente felizes, sabendo da infelicidade dos nossos semelhantes? Ressalto agora neste instante que o Fundo Social através de sua Presidente a Excel. Primeira-Dama Dona Thereza Angélica Galvão e com total apoio do Excel. Prefeito municipal Antônio Costa Galvão não pensam assim, tanto é que eles se preocupam cada vez mais em auxiliar a população, principalmente os mais necessitados, pessoas que nada fizeram para merecer a situação a qual o mundo lhes impôs. Será que são melhores ou piores que nós só porque não tiveram sorte ou não nasceram num berço de ouro? É claro que não, pois somos todos iguais. Mas vocês meus queridos alunos e toda a população riopedrense têm a benção e a sorte de possuírem na cidade um Fundo Social, que é um verdadeiro berço de ouro, que permiti que vocês e outras centenas de pessoas possuam melhores condições de vida através dos cursos organizados pelo próprio Fundo Social apoiado pelo excelente trabalho que a Divisão e Serviço Social vem realizando também. E aí vem aquela velha pergunta: Para quê, afinal, vocês estudaram? Para um dia ganhar a vida, é claro. Para criar seus filhos, sem dúvida. E esta festa é uma mostra de que o Fundo Social e Prefeito Municipal estão se esforçando para cumprir essa missão. Mas caríssimos, os cursos não se resumem somente aos dois itens citados acima. Os cursos também têm como objetivo fazer com que vocês contribuiam, cada um com a sua parte e junto com os outros, para o desenvolvimento do Brasil e da humanidade. Uma parte desse trabalho é lutar para que um número cada vez maior de pessoas possam freqüentar os cursos como vocês. Nesse esforço formamos uma grande família. Tenho certeza de que vocês vão fazer a parte que lhes cabe na imensa tarefa de construir o futuro do país e do mundo. Lembrem-se de que nunca estarão sós. Já disse um filósofo romano: "Nada do que é humano me é alheio". Mas foi um artista brasileiro, o nosso inesquecível Antonio Carlos Jobim, quem colocou na música uma frase da qual não devemos nos esquecer: "Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho".
Concluindo... Temos que acreditar. Acreditar independente de religião ou crença. Temos que nos diferenciar. Por que devo eu imaginar que ao sair daqui vocês formandos serão apenas mais um homem ou mais uma mulher que trabalha com computadores? Não. Me recuso a acreditar nisso. Me recuso a acreditar que a vida é um eterno trabalho forçado. Que todas as pessoas são iguais e que tudo na vida é movido a dinheiro. Não, eu não quero acreditar que os dias se repetem a cada vinte e quatro horas e que ao findar o ano a única mudança foi a minha, a nossa idade. Penso que nós somos pessoas capazes de fazer o mundo melhor. Charles Chapplin disse certa vez "Mais do que máquinas, necessitamos de humanidade e fraternidade". Éh meus caros senhores e senhoras nós necessitamos de humanidade e fraterninade. Talvez seja esta a única cura para o mundo. Mundo este que nos impõe uma realidade que não corresponde aos nossos anseios! Dona Thereza, Senhor Galvão, Walkíria obrigado pela confiança que vocês depositaram e depositam em mim e a vocês formandos parabéns e espero que os conhecimentos que lhes transmiti sejam muito úteis em suas vidas. Obrigado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui