Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Táxi!! -- 05/01/2006 - 08:59 (PAULO SERGIO RUSSO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Táxi em São Paulo


Atualmente, é relativamente fácil pegar um táxi na cidade de São Paulo, com exceção dos dias de chuva, ou então nos dias em que ocorre alguma greve no transporte público - ónibus ou metró-.

Os carros são novos e na grande maioria, em bom estado de conservação, facilmente identificáveis pela cor branca obrigatória. É uma pena, pois sempre gostei de carro branco, fruto talvez da lembrança do meu primeiro carro, um Chevette ano 1976. Mas hoje em dia ter um carro branco é desaconselhável, pelo risco de desvalorização na hora da venda, uma vez que sempre existirá a dúvida se tal carro já não foi da praça...


Mas o pitoresco da praça é o motorista.
Baseado na experiência de utilizar o táxi com uma certa regularidade, descrevo abaixo os tipos de motorista mais frequentemente encontrados na direção desses veículos:

Âncora de Telejornal - adora tecer comentários sobre a vida política do país. Está a par do último depoimento na CPÃŒ e da decisão do COPOM sobre a taxa de juros. Alguns podem incluir comentários internacionais. Em épocas de eleições têm sempre uma nova pesquisa de opinião. Mas desista de fazer algum comentário: dificilmente lhe passará a palavra!

Meteorologista - só comenta sobre o tempo, possíveis chuvas, etc

Marronzinho - crítico mordaz dos demais motoristas, poupando apenas os colegas de profissão. Se tivesse um talão de multas nas mãos ficaria extremamente feliz.

Jornada nas Estrelas - você nem percebe e já chegou ao destino, mas agradece a Deus por estar vivo! Alguns também o denominam de "trem fantasma", pelos sustos que propicia pelo caminho.

Personal Trainer - especialista em "alongar" os caminhos.

Mordomo - oferece balinhas, jornais e revistas. Tudo incluído na corrida. Inclusive a gorgeta..

Especial - a diferença é a conta com um valor a mais no final...

Show de bola - você se sente participando de uma mesa redonda sobre futebol..

Vale a pena ver de novo - quando você percebe já passou pelo mesmo lugar diversas vezes.


Brincadeiras à parte, na minha opinião o táxi é uma das mais inteligentes invenções do homem, principalmente quando aquela tia idosa após nos visitar, resolve voltar para casa no domingo à meia-noite. Nada como chamar um táxi nesses momentos.
Considero os taxistas uns verdadeiros heróis, para sobreviver a todo o desgaste que esta profissão acarreta nesse trànsito caótico de São Paulo.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui