Usina de Letras
Usina de Letras
179 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10380)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LEGISLATIVO CULTURAL -- 20/12/2002 - 17:25 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CIDADE DE MOCOCA

2002-10-28







Cumprimentos aos

Exmas. Sr(as) e Srs.

Vereadores de Mococa







Vimos através deste documento oferecer duas idéias ao mesmo tempo que efetuamos dois pedidos alicerçados nos seguintes argumentos respectivos:



a) Dia Municipal da Consciência Negra – 20 de Novembro

aa) Um dia escolhido para a reflexão sobre o tema afro-brasileiro.

ab) Legislar sobre a obrigatoriedade de os professores municipais efetuarem pesquisas específicas, buscando atividades que demonstrem cabalmente a grandeza a enormidade de influências que a África deixou no Brasil através dos seus filhos que aqui aportaram, tidos como escravos da Europa.

ac) Sugerimos uma Legislação que determine um feriado-não-acomodado. O feriado deve servir para que as escolas, instituições, departamentos educacionais, setores municipais, entidades e associações afins se preparem para a comemoração desse dia com reflexão, meditação, estudo, leituras e ações sobre o tema.

ad) Um argumento importante é o fato de que outras cidades já agendaram sua datas para essa comemoração e Mococa está atrás nesse processo histórico. Queremos uma Mococa à frente de seu tempo.

ae) No dia escolhido serão desenvolvidos obrigatoriamente, através de ações da Cultura Oficial – Departamento de Educação e Cultura - o seguinte: Na Biblioteca Municipal – Seção de Leitura Dramática de obras afro-brasileiras e desenvolvimento cênico. No Rosário – Concertos de peças musicais que inspiraram obras eruditas, notadamente, de origem Afro-brasileiras. No Teatro Municipal – teatro, musical, espetáculos de MPB, sempre inspirados e claramente definidos sobre a contribuição negra, sem concessões. Além das mostras do folclore afro-brasileiro nas ruas ou espaços educacionais.







b) Dia Municipal do Artista – Dia Laudinei Marcolino – uma data em Abril

ba) Levantar a memória dos artistas mocoquenses que se foram.

bb) Homenagear os artistas mocoquenses em atividade.

bc) Escolher um dia para que seja declarado Dia Laudinei Marcolino, pois esse artista, sem apoio na cidade de Mococa, sempre humilde em seus afazeres e sempre batalhador na sua luta pela arte, teve que obrigatoriamente, sair de seu país, deixar a sua arte, e morrer longe da família sem ter a oportunidade de se aperfeiçoar no que escolheu como via de sua expressão, portanto, partindo do princípio de que a sociedade lhe deve alguma coisa, e como os Exmas. Sr(as) e Srs. Vereadores são lídimos representantes dos cidadãos e da sociedade como um todo, sugerimos que o nome de Laudinei Marcolino seja o escolhido para representar esta parcela de artistas desconhecidos que existiram ao longo da história da cidade.

bd) Nesse dia teremos exposição das obras de Laudinei Marcolino. Venda das obras para a família. Busca de uma pesquisa e formação de um acervo que guarde a memória do artista Lau. Estudos para uma pesquisa maior que abrange conhecer e catalogar os artistas esquecidos de Mococa.

be) Sugestão de uma legislação para que o Município possa instalar um espaço para o chamado Arquivo Municipal.

bf) Como Lau era negro ou afro-brasileiro, se a digníssima Câmara de Vereadores tomar a decisão de viabilizar estas proposições aqui sugeridas, estaremos duplamente entregando o destino na mão da Justiça, e essa Casa do Povo estará realmente desenvolvendo um trabalho que irá de encontro com a comunidade.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui