Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->DIARIO DE BORDO CAP.LXXI -- 22/03/2009 - 13:19 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




19/5----------Navegando na costa uruguaia
Se estivéssemos na nau capitania de Vicente Pinzón, estaríamos ferrados, uma calmaria total nos persegue. O mar liso como um espelho;não há vento.Ouço uma emissora de rádio de Montevidéu;acho que estamos perto. .O navio está em polvorosa,vamos receber muitas visitas hoje;é um tal de limpar,brunir,esfregar,arrumar,um cansaço,sô!À noite entra o pilot---calo no pé do Cap.------que vai orientar por toda a difícil, lenta e perigosa navegação do Rio da Plata. Perto de Buenos Ayres entra outro;são dois para acompanhar o navio.
As visitas esperadas são,esperadas,sim,mas,não ansiosamente;na verdade ninguém as quer.Tomara que seja visita breve,visita de médico—que tal jogar sal no fogo ou colocar a vassoura virada para cima?´´´´ é o que se faz na Bahia, é pau casca, nunca falha.
No jantar---o Cap. tinha preparado um linguado para mim,quanta honra!---combinamos o cardápio para recepcionar os convidados; e treinar o Nick, que vai ficar baratinado com tanta gente á bordo e o serviço á francesa.
Nós somos realmente os imperialistas da América do Sul; as rádios uruguaias só tocam música brasileira, imperialistas do samba, mas, sempre imperialistas, como não?Tim Maia canta:- e eu, gostava tanto de você... Seguido pela Daniella Mercury “o canto desta cidade sou eu”... Quem quiser se fartar da boa música brasileira, que nas FM´s do Brasil é quase impossível ouvir, sintonize no emissor sul americano.
Com o Cook;-dog, eu comia a galinha, ele os ossos, que trincava bem devagarzinho, com elegância, afinal ele é um cachorro de família, tem pedigree, não é um vira-lata qualquer; enquanto almoçávamos, degustávamos também as boas noticias; está decidido que vamos para a Bahia, o casal de S. Francisco, amigo do chefão, só vai até Montevidéu; ficaremos uma noite inteirinha em Buenos Ayres, talvez até mais de um dia---oba!-só noticias boas.
Tentei ir á proa, depois de dois dias, mas, o vento frio me correu de lá. Arrumei a cabine,bem decorada,cheirosa para esperar os convidados.Assisti a TV de Montevidéu,filmes antigos,programas de variedades,as indefectíveis novelas,tudo a mesma coisa ;.às 16h passaremos por Punta Del Este,famoso balneário de milionários.
Parou de chover; vi Mar Del Plata, linda, ao crepúsculo, só o contorno, claro, os edifícios altos e á sua frente à ilha de Los Lobos. Navegaremos pelo Rio da Prata á noite, o outro prático já está subindo á bordo e chegaremos em Buenos Ayres ás seis da manhã.
As gaivotas nos acompanham por todos os portos ou perto das terras dos homens,são as vivandeiras do céu;Tinham que ser personagens sempre citadas neste caderno de anotar a vida.Sempre buscando seus peixinhos,sempre voando baixo,sempre em busca do que lhes interessa.Fernão Capelo Gaivota não se acostumaria com essa mesmice,busca vôos mais altos.
Que pôr do sol lindo, meu Deus!Um crepúsculo com vários tons de laranja,um cinza prateado no céu,uma esteira brilhante num mar de chumbo;ah!,E música de fundo, também; serenata de Mozart, precedida pelo Concerto de Brandenburgo de Bach e um concerto de Albinoni. Música e poesia:o que quero mais da vida?
Jackie Kennedy está muito mal e até já recebeu a extrema-unção, diz a TV uruguaia;detestada por uns,idolatrada por outros,invejada pela maioria,o certo é que ela foi uma mulher que optou por viver,em vez de simplesmente existir;uma mulher que fez escola e fez historia.
O dólar vale 4 pesos uruguaios e o câmbio está ao par,na Argentina;para nós,brasileiros,devidamente uerrevedados,tudo deve estar muito caro;vou me limitar a comprar maçãs.O fadário da America Latina:novo golpe na Venezuela,prenderam o Andrés Peres;quando finalmente,nós,latinos,vamos criar juízo?
A noite estava linda!A via - láctea cintilava sob nossas cabeças e se quiséssemos poderíamos ouvir estrelas; um luar de cartão postal iluminava tudo; friso de prata, de um curso lento, desenha o barco na larga estrada. Parecia cenário de filme americano dos anos 50, onde a bela mocinha fazia um cruzeiro para esquecer um grande amor e ,aí,encontrava outro grande amor(porque mulher está sempre caindo em outra) e trocavam beijos apaixonados no deck sob a complacência do luar.Tão bom montar no tapete da fantasia e fugir para bem distante...
Disse-me Yasir,pastor de cem camelas:
“Durante o dia,o meu prazer é vê-las,
Mas,quando a noite desce,no deserto
Cultivo sonhos e apascento estrelas!”(Filgueiras Lima)
IMG:Punta del Leste
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui