Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->HISTÓRIA -- 20/12/2002 - 15:43 (MARCONI PERILLO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA

Objetivos

Verificar a capacidade de o vestibulando compreender o processo histórico geral, nacional e regional, destacando-se a evolução das principais sociedades, suas características e especificidades.

O nível de conhecimento de História será verificado, levando-se em conta, além do conteúdo dos assuntos indicados no programa, a compreensão mais ampla:

:: do porquê e para que se estuda a História;
:: da necessidade do estudo da História para a formação do cidadão;
:: do conhecimento do processo histórico;
:: da História como formação e transformação das sociedades.

PROGRAMA

A – História Geral

01 – Sociedades antigas

:: Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma: economia, sociedade, política e cultura.

02 – Sociedades medievais

:: A formação do feudalismo europeu; a sociedade cristã ocidental: economia, política, sociedade e cultura; civilização muçulmana (economia, sociedade, política e cultura).

03 – Sociedades modernas

:: Evolução econômica, social, política e cultural da Europa moderna e da América – expansão comercial européia; humanismo e renascimento; as monarquias nacionais e o absolutismo; reforma religiosa; conquista e colonização da América.

04 – Sociedades contemporâneas

:: Iluminismo; Revolução Industrial: capitalismo liberal; revoluções liberais burguesas; movimentos de emancipação política da América; Estados latino-americanos após a emancipação política; crise da sociedade liberal: capitalismo monopolista: corrida imperialista entre as potências industrializadas; ocupação e dominação da Ásia e África; a Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa e a construção de uma sociedade socialista; a Grande Depressão de 1929; os movimentos fascistas; a Segunda Guerra Mundial; a descolonização da Ásia e da África; os problemas contemporâneos.

B – História do Brasil

01 – Colônia

:: O Brasil antes dos portugueses: a comunidade primitiva; economia e sociedade na área açucareira do Nordeste; a Igreja e o Estado: a catequese; economia e sociedade na área de mineração; as invasões como disputa de áreas coloniais; movimentos sociais do Período Colonial. Goiás: o século do ouro.

02 – Império

:: Transformações econômicas, sociais e políticas decorrentes da permanência da Corte no Brasil; a independência política do Brasil; o Primeiro Reinado: a experiência regencial e a formação do Estado Brasileiro; o Segundo Reinado: a modernização da economia – o café; o desenvolvimento de uma sociedade urbana; a escravidão e a mão-de-obra livre; Estado e Igreja; a crise política das instituições imperiais, os ideais republicanos. Goiás: o desenvolvimento da atividade pecuarista; ruralização da economia e da sociedade, o domínio oligárquico.

03 – Primeira República

:: República: ideário e proclamação; da República da espada à República dos coronéis; café, borracha e indústria; modernização e urbanização; imigração e trabalho assalariado; anarquistas e comunistas; classe operária e camadas médias urbanas; agro-exportadores e industriais; movimentos sociais no campo: Juazeiro e Contestado; a vida cultural brasileira no começo do século XX: a Semana de Arte Moderna de 1922; a crise dos anos 20 e a Revolução de 1930. Goiás: dos Bulhões aos Caiados – coronelismo e mandonismo local; a estrada de ferro e o desenvolvimento econômico dos anos 20.

04 – A era de Vargas

:: A Revolução de 1930: rupturas e continuidades; trabalho, Estado e legislação social; do estado de compromisso ao Estado Novo; autoritarismo e cultura corporativa; nacionalismo e desenvolvimento; a crise do estado autoritário; cultura e desenvolvimento. Goiás: a Revolução de 30 feita em Goiás; ascensão do sul e do sudoeste de Goiás; Pedro Ludovico e a idéia de uma Nova Capital; a construção de Goiânia e a transferência da capital; o Estado Novo em Goiás.

05 – Brasil: os anos 40, 50 e 60

:: O fim do Estado Novo e o processo de redemocratização, o governo Dutra e os impasses da Guerra Fria. O segundo governo de Vargas: ascensão e crise do populismo, os herdeiros de Vargas: desenvolvimento e nacionalismo nos anos 50 e 60.
O reformismo nacionalista e o golpe de 64. Goiás: Goiânia e a Marcha para o Oeste; Brasília e a redefinição do espaço econômico da nação, Pedro Ludovico e a modernização regional, Mauro Borges e os limites do populismo em Goiás.

06 – Brasil: dos anos 70 aos dias atuais.

:: Os governos militares; anistia e reorganização da sociedade civil; a abertura política e as “Diretas-já”; Tancredo e Sarney: governos e desgovernos na democracia; Lula x Collor – da disputa ao “impeachment”; Lula x FHC: o Brasil que se vê; do Plano Cruzado ao Plano Real; cultura brasileira: os desafios da democratização. Goiás: as novas e velhas lideranças políticas no processo de redemocratização; os governos de Íris Rezende Machado e a articulação de um novo pacto político, o fim da década de 90 e a renovação das lideranças políticas em Goiás.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui