Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pra que serve a gramática? -- 28/11/2002 - 14:51 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É muito interessante como a linguagem, no campo verbal, adapta-se às necessidades de compreensão da realidade, estabelecendo relações entre signos e idéias correspondentes às mais variadas aplicações que uma mesma palavra pode ter no cotidiano. É aquilo que Aristóteles chama de homonímia, ou seja, coisas diversas sendo representadas pela mesma palavra.



Exemplo perfeito temos com a palavra pé. Os pés sustentam o nosso corpo. A conotação no uso dessa palavra se dá quando a usamos pra falar do “pé” da mesa. Ou do “pé”-de-meia. No caso da mesa, os pés a sustentam fisicamente, como os pés humanos; enquanto o pé-de-meia sustenta materialmente uma família ou um indivíduo.



É essa riqueza na construção de sentidos o que fascina o estudante da língua. Pudera ser o estudo da língua portuguesa tão fascinante desde os primeiros momentos, quando aprendemos a usar os sígnos com os quais o letramento é possível. É de se lamentar que tenhamos oportunidade apenas no dito ensino superior de conhecer como a língua é dinâmica, rica, impossível de ser engessada em sua manifestação primordial, que é a oralidade de todos os dias.



Não custa nada lembrar que as gramáticas surgiram para “normatizar” o uso da língua. O que nos obriga a concluir que a língua e o seu uso social, a linguagem, organizaram-se no tempo muito antes de qualquer gramática, podendo muito bem existir sem que ninguém nos exija um falar e um escrever “corretos”. Não seria bastante que o receptor decodificasse perfeitamente a mensagem e compreendesse o que seu interlocutor estava querendo comunicar?



Afinal, a linguagem não tem como objeto principal a comunicação entre os homens em uma sociedade linguistica?



Fica aberta a discussão para os que se interessam pelo assunto.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui