Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->"Meu querido diário ..." -- 23/03/2001 - 23:36 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"É tão cruel a ausência de amor,
que até o ódio chega a ser benvindo."

A princípio, exigiam-se minuciosos e verazes relatórios trienais de cada contratado, com a sempre mesma sinistra ameaça de que, daquela vez, cabeças rolariam.
O pânico era epidêmico, atingindo, em igual medida, do mais ínfimo dos aspirantes em estágio probatório, a mestres e, pasmem, proclamados doutores. Livres-docentes e titulares pairavam acima desses cataclismas, por uma espécie de decurso de prazo. Um pouco mais confiáveis, seria isso? Ou passavam para o outro lado do espelho. Mas há relatos de alguns que incrivelmente se perdiam, não tendo mais a quem confiar o julgamento de seus esforços e resultados, sempre, por natureza mesmo, insuperáveis. Os pareceristas ainda eram uma garantia de que não ficariam relegados para sempre ao limbo da não-leitura, da assim chamada recepção-zero.
Havia, para o grupo de risco - repito, mestres e a maioria dos proclamados doutores, depois de algum tempo, uma espécie de trégua. Para alguns, o enlouquecimento, o desnorteio, o despautério. Chegavam mesmo a uivar pelos corredores, a bater cabeças, clamando por pareceres e por pareceres sobre pareceres. Comprometiam-se as gengivas - seus rangeres -, por esse átimo de atenção e de leitura. "É tão cruel a ausência de amor, que até o ódio chega a ser benvindo", chegou a formular um deles num excesso de parnasianismo assaz descarado, veleidades filosóficas à parte. Alguns passavam a falar sozinhos, a deblaterar-se, aos brados, com fantasmagóricos censores implacáveis. Cenas de um apocalipse indescritível.
Com o tempo, diante desse quadro preocupante, dessa situação gravíssima, decidiu-se pela anualidade. Uma data fatídica, o 28 de fevereiro, que sequer permitiria, em anos bissextos, o atraso de um dia que fosse. Porque, é claro, atrasos de um dia ainda se toleram, a poder de justificativas plausíveis. Mas o atraso em termos de mensalidade, esse já se classificaria como absolutamente imperdoável. Daí, o 28 de fevereiro, podendo, em casos excepcionais, ser protelado para uma outra data, decidida em incontáveis intermináveis reuniões dantescas, sempre que alguma hecatombe, uma greve salarial prolongada que fosse, com o agravante da conjugação de uma pauta ditada pelos alunos sempre reivindicantemente perigosos, passasse a exigi-lo.
Muito mais tarde, correram relatos de que, com o correr dos anos, com o exacerbamento do apego subserviente aos ditames e prerrogativas da lei e às necessidades mais elevadas do saber humano, os doutos senhores, de comum acordo, em infinitas inenarráveis reuniões, que, era um hábito muito antigo e arraigado, transcorriam em meio a urros estertorosos e berros lancinantes, indecifráveis, para não falar das lágrimas, vertidas por alguns raros espíritos mais sensíveis aos pronunciamentos menos comedidos (almas caridosas, é preciso que se acrescente), optou-se (sujeito de preferência quase inexistente) por uma avaliação diária dos atos, gestos, pensamentos e, mesmo, dos mais mínimos esgares, em horário rigidamente pré-determinado, ao final do expediente, como diriam os secretários, ou, se quisermos, para deleite de poetas, no desmaiar do dia, com o sol no horizonte se ocultando, seus últimos tons de lilás esmacidos para tangenciar o cinza que antecede o negror espesso da negra noite inadiável. Mas aí, já não se chamavam mais relatórios essas prestações de contas, essas provas de que fora combatido o bom combate. Alguns chegavam a ostentar no alto, à guisa de cabeçalho, uma formulação já quase perdida no mais longínquo da infância, aquele saudoso e róseo "meu querido diário", que, naturalmente, só fazia comover, até mesmo às lágrimas, os pareceristas, mesmo os de coração mais pétreo e inamovível, os empedernidos mesmo, tudo desembocando num mundo de maravilhas, em que tanto julgar como ser julgado passaram a ser momentos de uma mesma elevada demonstração de magnanimidade da espécie humana, finalmente atingido um estágio nunca antes imaginado nas relações determinantes para o mundo do trabalho. Dizem que as pessoas já não conseguiam mais se conter de tão duradoura alegria, ostentando um sorriso perene nos lábios, como nunca jamais se havia antes experimentado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui