Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Obstinada bondade! -- 04/04/2005 - 18:13 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Apareceu de mãos a abanar na Cónega, aquela rua tricentenária da Bracara, mas com o coração cheio de vontade...Um deleite observar o seu olhar rasgado de castanho, boina cinza e fato, tipo, prior citadino!Nem sequer se lembrou de trazer uns Jesuítas, nem que fossem miniaturas, era um gesto!
Ele sabia o quanto os seus consanguíneos eram bondosos!
As varandas das ruas estavam todas cheias de colchas multicolores, o altifalante arranhava ao som dos eternos scorpions...na mesa só faltaram as pataniscas...pois as manas com a ideia que todas as iriam trazer, acabaram por cometer esta pequena faltinha, que deu muito nas vistas!O que salvou o convento foi o galo(alto pito!)com sabor a leitão...que a mana espaçozinha cozinhou com muito carinho...já antevendo a boda que se avizinha na segunda geração.
Não faltaram as anedotas, disciplinadoras em relação ao Futebol KELUBE DO PUORTO.O Mano Zézinho ficou roxinho, porém, aguentou-as...Não tivesse o seu estacionamento feito inveja ao Garcia!Depois de um banhinho de água que os putos espinhentos lhe deram...tudo fine!Segunda-feira de Páscoa, é assim....com pétalas no chão, mas a rua com alguns fosséis ...o tempo não perdoa!Pelas vinte horas apareceu o Compasso e o reverendo africano,apesar de muito bondoso no seu sorriso de semblante chocolate, resolveu mirar as meias todas rendilhadas da dona da saia mais curta e Zás, pregou-lhe um xoxo fraternalmente malicioso na testa.Os quarenta da família riram muito...e voltaram para a mesa que cada vez estava mais abundante de bolos, ovos, camarão, chouriço, presunto,boroa,queijos e até as chamuças chamuscadas pelo homem mais calmo da clà.Mas o melhor de tudo foi provar o melão com sabor a Alvarinho, oferta do Babe.Uma gostosura!
A Canja saltou para a mesa e sabia mesmo a Leitão, insistiam os convivas, pois a ver se o Homem bondade ganhava vergonha!Que nada!Papou, com ganas e avidez na sua singeleza pós-dominical e de cruzes!Nem se tocou...
Sinos a tocar estridentes, foguetes,marchas e orquestras,era a hora do "Queremos Deus que é Nosso Pai/Queremos DEus que é Nosso REI", toca a zarpar para a porta e acompanhar a multidão de coneguistas residentes, ex residentes e familiares, para além dos curiosos e fomos todos a cantar(sendo tudo gravado em cassette virgem!), sob pétalas de flores vermelhas,até ao cimo da rua, onde assistimos a um maravilhoso fogo de artifício(OHHHHHHHHHHHH, ahhhhhhhhh): olhos ceguinhos de tanto nevoeiro...valeu a intenção.Regresso ao 222.Sentados...outra vez a dar ao dentinho.O Obstinado bondoso, do que sobrou e do que não trouxe, levou metade, mas tudo para os pobres, pois ele é um coração de manteiguinha!Escrevi numa das suas caixas de pão de Ló(bolo tradicional da Páscoa)"És tão BOM Padre Altino!"Ficou fulo...afinal era só para que os seus pobrezinhos(barriguinha congelador e Caboclo Menino)soubessem a dimensão da sua bondade!Pequei...mas assinei, que eu não gosto de mensagens anónimas e sou de dar as caras!

Elvira:)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui