Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta aos brasileiros e inimigos do Eixo -- 01/10/2003 - 17:48 (((((EU SOU DO SUL))))) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É reproduzido a seguir artigo do Jornal A Notícia de 14 de setembro de 2001.

CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO EM SANTA CATARINA

“Santa Catarina manteve dois campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Num período ainda obscuro da história catarinense, entre 1942 e 1945, pelo menos 200 pessoas foram confinados sob a acusação de “invasores infiltrados”, “espiões” ou “agentes de Hitler” em campos montados em Florianópolis e Joinville.

Além de dois campos de concentração, delegacias serviram para que milhares de estrangeiros e descendentes fossem detidos em todo o estado, interrogados, e não raras vezes torturados por agentes da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops), simplesmente porque falavam alemão ou italiano.

Em todo o país, o governo de Getúlio Vargas perseguiu, prendeu e confinou mais de 3 mil alemães, italianos e japoneses em campos de concentração criados em oito estados brasileiros.(...)

Na época, nas colônias e cidades vigiadas, ninguém saía de casa ao anoitecer e todos os que falam (sic!) português com sotaque europeu silenciaram, com a certeza de que as próprias palavras seriam utilizadas com prova do subjetivo crime contra a segurança nacional.”


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _



É evidente que muitos atos praticados pelo governo foram encobertados por pessoas de caráter duvidoso, que sempre têm interesses com o sofrimento e angústia alheios. Isso sempre aconteceu no Brasil, seja no período relatado, seja durante a Ditadura Militar.

Inclusive um parente meu, Jacob Arns, passou alguns meses trancafiado na prisão de Trindade, em Florianópolis. Ele foi preso por dar aulas aos imigrantes alemães na sua língua-mãe, e foi separado de sua mulher grávida e três filhos pequenos.

O BRASIL DEVE MUITO AOS IMIGRANTES, E VAI PAGAR!!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui