Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Seu GPS está funcionando bem? -- 25/02/2005 - 01:14 (JOSÉ RICARDO ZANI ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Seu GPS está funcionando bem ?

Na página de uma amiga, na Internet, li a frase que reproduz velho ensinamento já vertido para diversas óticas e correntes de pensamentos, mas a essência é sempre a mesma. Na verdade, essa sabedoria remonta à dialética grega. "Sua mente pode ser sua maior amiga ou sua pior inimiga".

Nada mais verdadeiro. Ela é o seu GPS da vida (Global Positioning System é aquele aparelhinho de navegação de altíssima precisão, com mapas no visor, que recebe sinais enviados por satélites espalhados ao redor do Globo para dar a posição do avião, barco, aventureiros ou competidores de ralis). Se o GPS estiver impreciso ou mal programado, em vez de ir a Roma você vai parar no Alaska ou em piores destinos.

Cada um de nós tem o seu. Já saímos de fábrica equipados com ele.

Poderia se chamar BIO-GPS. Mas o que temos é um modelo muito sensível e suscetível a interferências de toda ordem. Por isso, precisa ser bem protegido. Anatomicamente está protegido, ali dentro da caixa craniana, Mas isso não basta, é preciso protegê-lo do envelhecimento, do desgaste prematuro, da atrofia por falta de uso, da poluição informacional e da contínua influência de um inflamado vizinho, o coração, com seus impulsos emotivos cujos efeitos interferem no trabalho dos neurotransmissores logo ali no andar de cima.

Infelizmente, pregar é mais fácil que cumprir. Prova disso é o nosso dia-a-dia. Agora mesmo aqui estou com o treinamento de neuróbica interrompido, os exercícios de meditação mal-começados, o retorno ao inglês adiado, o sono sempre atrasado e a cabeça bombardeada. Bombardeada pelo efeito etílico? Um pouco, talvez, já que chopp gelado também tem álcool. Mas bombardeada, principalmente, pelo excesso de informação contraditória na mídia, nas revistas, na Internet. Uma complicada poluição que afeta nossos processadores naturais e desnorteia as rotas antes cuidadosamente programadas em nosso BIO-GPS.

Nessas horas - e só nessas horas - vejo algum sentido em atividades como a pescaria. Sair de circulação, recolher-se ao abrigo do isolamento e permitir que o pensamento fique momentaneamente surdo e mudo. É uma forma de deixar nosso GPS em paz para se reorganizar e voltar a funcionar bem.

Vamos pescar?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui