Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre Maria Goretti -- 04/02/2005 - 11:47 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A crónica "Maria Goretti", do colega Aulow Randap, me fez lembrar o mesmo filme - já estava arquivado no fundo do arquivo da memória. Mas eis que, sem o saber, o autor da crónica me mandou a chave e, de repente, revi of filme que tinha visto quando era menina-moça.

O filme me impressionou muito. Primeiro, porque fiquei conhecendo a tenacidade de uma mulher, na defesa dos seus direitos de permanecer virgem. Depois, sua disposição para antes morrer do que ceder. E, paralelamente, fiquei impressionada com a irrefreável sofreguidão sexual do italiano que a quis, porque quis.

E foi, talvez, na minha idade vulnerável, o que mais me impressionou. Voltei pra casa pensando nos meus vizinhos italianos, todos eles bem arrumados nas suas casas, na minha rua. Classe média modesta, dando o melhor de si para "subir na vida" - pacatos cidadãos que ainda falavam mais italiano do que português, muitos eram pais de meninas que iam à escola comigo. Será que eles eram assim em casa, tarados pelas mulheres? Minha imaginação me amedrontava - e se eu passasse por aquela casa onde havia um cipreste e o homem estivesse escondido atrás do muro? Era um pai jovem, reparei que jogava um olhar malicioso para os peitos das meninas que iam estudar na casa dele com a filha.

De repente, aprendi, com o filme, duas coisas - que a moça virou santa por ter preferido morrer a se entregar; que homem italiano é tarado.

Daí fiquei olhando para o mundo de maneira bem desconfiada - santas são aquelas que não cedem, e aquelas que cedem, então o que são? E tarados são todos os italianos...

Voltando ao filme - agora o percebo como versão cinematográfica da história do Chapeuzinho Vermelho, com um lobo mau espreitando a italianinha e ....

O filme foi um sucesso extraordinário - exibido em todos os rincões do Brasil. Não sei de outros lugares mais, mas imagino que na Itália deve ter recebido a mesma aclamação - afinal, foi feito lá.

Maria Goretti - levei muito tempo para me desfazer das impressões que o filme me deu. Levei tempo para concluir que os italianos não são tarados - embora um e outro, chi lo sà... - e que mocinhas que não cedem não ganham santidade. Pelo contrário, são marcadas pelas coleguinhas e mais ainda pelos colegas, como "santa de pau oco". (Aqui entraria um bom trocadilho, mas me desvio.)

Nada mais a acrescentar - o filme foi de perturbar, principalmente para uma menina-moça em período de formação.

O que não esqueci tampouco - agora que lembrei do filme - foi da paisagem austera, seca, cor de giz branco, infinitamente severa. Paisagem física e também a humana.

Pobre Maria Goretti - pobres de nós, meninas-moças, que ficamos tão perturbadas pela vida estóica - e morte heróica - da moça que morreu menina.
---
E.E.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui