Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->INJEÇÃO DE BENZETACIL -- 02/05/2007 - 15:35 (HENRIQUE CESAR PINHEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Os meios de transporte entre algumas cidades do interior ainda são muito precários, dada a qualidade dos transportes e das próprias estradas. Hoje não prestam, imagine há trinta, quarenta anos. Nem estrada havia, quanto mais transporte. As estradas, em sua maioria, eram de barro batido, quando chovia ficavam intrafegáveis, além dos atoleiros, não tinha acostamento, sinalização, enfim nada. Asfalto? Só nas BRs e em algumas estradas estaduais e das mais importantes.

Ir e voltar do Pacoti a Baturité, a trinta e poucos quilômetros de distância, levava-se quase um dia inteiro. O pior não era o tempo gasto, mas arranjar transporte. Na maioria das vezes feito em cima do lombo de animais. Um ou outro carro de praça, geralmente, Jeeps e caminhões mistos, os famosos e velhos pau-de-arara com boléias maiores onde se acomodavam os passageiros mais abastados. A pobreza ia mesmo era em cima da carroceria, sentada em tábuas duras sem o menor conforto e sem qualquer segurança. Proteção? Eram próprios peitos e as próprias cabeças mesmo.

Estes meio de transporte ainda é muito comum nos dias de hoje, principalmente nas cidades onde há romaria e serve também no transporte de aluno para localidade cujo acesso é quase impossível.

As cidades, bastante atrasadas, ofereciam condições de vida muito precárias a seus habitantes. A maioria dos negócios geralmente era realizado nas cidades maiores. Certas mercadorias somente se encontravam na capital. Bancos, apenas em meia dúzia de cidades do interior do Estado. Nossa cidade não dispunha de agência bancária, coisa que só muito recentemente foi inaugurada.

Funcionários públicos federais, que recebiam pagamentos pelo Banco do Brasil, tinham que se deslocar de Pacoti até Baturité, ou até Maranguape. Um dia inteiro de trabalho era perdido só recebimento dos ordenados.

Numa dessas viagens de Pacoti a Baturité, os guardas da malária, como eram conhecidos os funcionários do antigo DNERUR – Departamento Nacional de Endemias Rurais -, hoje FUNASA, tiverem de pernoitaram em Baturité e aproveitaram para fazer uma farra.

Fora para o Putiú, ou melhor para o 12, conhecido cabaré da cidade. Por lá começaram a beber e a farra se estendeu até altas horas da noite e eles resolveram dormir ali mesmo com as meninas do cabaré. Todos de porre.

Raia o dia, acordam apavorados sem saber onde estavam, e vendo que tinham dormido no cabaré ficam desesperados para irem embora. Como todos eram casados, a maior preocupação era como explicar para as mulheres a noite dormida fora de casa.

O carro ter dado o prego, coisa comum naqueles tempos, poderia servir perfeitamente de álibe. Perderam o transporte seria outra. Alguém se perdeu dos demais e não queriam voltar sem ele, seria outra. As justificativas podiam ser e eram muitas, bastava combinarem. Isso era o de menos. A maior preocupação poderia ser as conseqüências de uma trepada no cabaré, o que invariavelmente na época acontecia sem preservativos, eram as doenças venéreas, que iam desde um simples “chato”, certo tipo de piolho que só habitam as regiões sexuais masculinas e femininas, a uma sífilis, passando por uma gonorréia, ou por um cavalo de crista ou até mesmo de buraco, dentre outras menos cotadas. Hoje seria o caos. A AIDES está por aí mesmo.

E foi só o que aconteceu com um deles! Dois dias depois da farra, o cacete do sujeito amanheceu pingando. Esquentamento – gonorréia – dos brabos.

Desesperado o sujeito procurou o farmacêutico da cidade, como de hábito, devido ao grande conhecimento daquele profissional e até mesmo porque não existiam médicos para atendimentos normais e, principalmente, a casos como aquele. A receita, a velha e boa Benzetacil de um milhão e duzentas mil unidades, que para o caso era tiro e queda. Não se fazia nem exame para saber o tipo de doença, que era detectada somente pelos sintomas já dava o diagnóstico. Hoje não. É tudo moderno. Qualquer doença tem que ser feito o exame para se saber o tipo de antibiótico. Mas, no passado existiam poucos medicamentos e serviam para tudo.

Resolvido o problema de saúde do guarda. Surge outro maior e bem pior. O tal guarda, no dia seguinte à viagem, antes de detectar a gonorréia, tinha transado com a mulher que estava grávida de três meses.

Voltou à farmácia e contou para o farmacêutico, que de imediato receitou, também, Benzetacil para a mulher.

Aí, veio o desespero. Como dar o remédio à mulher sem contar o problema. Ficou imaginando a maneira e não via qualquer saída. Voltou a falar com o farmacêutico que foi taxativo: ou ela toma ou vai ter gonorréia também e com possíveis conseqüências para o feto. O guarda, que também entendia um pouco também de alguns tipos de doença, pois uma de suas funções era atender casos graves naquelas localidades mais remotas do estado, onde às vezes era obrigado a aplicar injeções e fazer outros pequenos trabalhos de enfermagem, ponderou que a Benzetacil também poderia afetar o feto. É um risco disse o farmacêutico.

No caminho de casa o guarda foi pensando, e encontrou uma solução que talvez desse certo.

Acostumado a aplicar injeções, ao chegar em casa foi logo esterelizando o aparelho, ou seja, como não havia seringas descartáveis, os aparelhos de injeção tinham de ser fervidas para se desinfetar, foi fervendo o aparelho e dizendo para a mulher, na tentativa de justificar o que estava por fazer:

- Minha filha, passei na farmácia agora e conversando com o farmacêutico, ele recomendou umas vitaminas para você. Coisa nova, muito boa. Especialmente para mulheres que já tiveram mais de um filho. Recomendável para evitar problemas de desnutrição tanto para a criança, como para a mãe.

- Que negócio de vitamina é esse? Eu não vou tomar nada de remédio, porque estou me sentindo muito bem, respondeu a mulher!

O guarda, no entanto, sem dar a mínima para o que ela dizia, continuou a esterelizar o aparelho. Terminado o serviço, sem permissão dela e sem que ela notasse, já que estava na cozinha preparado o almoço, de surpresa ele aplicou-lhe a injeção.

Depois foi só aguarda o nascimento da criança para ver o resultado.

Meses depois nasceu o terceiro filho do casal. Uma menina. Segundo ele a mais bonita e mais forte da família. Sem nenhum problema de saúde, sem qualquer seqüela da Benzetacil.


HENRIQUE CÉSAR PINHEIRO
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 27Exibido 5421 vezesFale com o autor