Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50594)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Quem tem medo de Nazaré Tedesco -- 28/01/2005 - 12:31 (Fatima Dannemann) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem tem medo de Nazaré Tedesco



Fatima Dannemann



Todas as noites por volta das 21h eu me tremo de medo aqui em frente a televisão. "Oh, céus, ela de novo... Vade Retro, sarava, pé de pato mangaló, três vezes". Não, não ria, é verdade. Basta a Nazaré (Renata Sorrah) aparecer em Senhora do Destino e eu boto a mão no rosto para tapar os olhos enquanto eu rezo: "meu São Agnaldo Silva, não mate a Claudinha, não. Se for pra matar alguém, mata a Isabel"... Sim, a Isabel. Carolina Dickman é maravilhosa, linda, mas sua personagem, heim, vou te contar. É uma mistura de Polyanna com Rapunzel, donde-se conclui: sofre porque é burra. Mas, deixa a Isabel pra lá. Eu tenho uma teoria sobre a imbecilidade quase patológica das mocinhas clássicas, mas não é o momento. Prefiro falar sobre a Nazaré. Ela me mete tanto medo, que se eu fosse Maria do Carmo (Suzana Vieira), além de deixar ela ficar com Nazaré ainda dava de brinde o Plínio, que virou mero figurante e não contribui muito com a história, e o Reginaldo, que é tão ordinário que mais parece filho da madrasta de branca de neve...

Eu falei madrasta? Gente, até que corre o risco da Nazaré virar madrasta da Isabel mesmo. Basta ela casar com Josivaldo. Mas que ela ta parecendo uma bruxa com aquelas camisolas e robes esvoaçantes sempre pretos ou cor de vinho, está. Lembra muito a bruxa de Rapunzel. "Isabel, jogue sua trança"... bom, Isabel tem o cabelo bem mais curto e ralo e usa coque... Mas, obedece a mãezinha direitinho, que nem a Rapunzel da história que nem teve inteligência para fazer o óbvio: cortar o cabelo, amarrar na escada, descer da torre e fugir com o príncipe. Que nada. Quem fugiu, na verdade, foi Nazaré que ainda levou Isabel para desespero de Maria do Carmo, a heroína mais esporreteada da Baixada Fluminense (viúva Porcina fez história...). E Pollyanna, onde fica? Bom, até saber que ela não era ela, Isabel era a boazinha que via só o lado azul das coisas... "Oh, como estou contente". E ai, coitada da Claudinha, a dark pós-punk, pós-tudo, cheia de piercings que no gosto pelas roupas e mau humor até leva mais jeito para filha de megera. Perde porque esta sim é a heroína retada, que vai atrás da verdade, persegue um objetivo. E ai conquistou o mais gatinho, mais família, mais tudo de bom dos filhos da Maria do Carmo, o Leandro...

Há muito tempo que as novelas não traziam uma vilã tão vilanesca. Olha, Nazaré podia ser até personagem de filme de suspense ou de terror, ela é a perfeita serial killer e ainda por cima loira que nem a Glenn Close em Atração Fatal, ou Sharon Stone em Instinto Selvagem. Isso! Ela faz bem o jeito Instinto Selvagem, embora as duas que mais se assemelham às preferências de Sharon no filme sejam Eleonora e Jennifer... E eu fico pensando: como será que Renata Sorrah consegue fazer uma pessoa tão ordinária? Será que ela é ruim assim ou tem vontade? Bom, uma vez eu li Shirley Mc Laine dizendo que a profissão de ator e atriz ajuda as pessoas a transmutar seu karma negativo. Será que Renata aproveitou para colocar para fora todas as neuras, psicoses, manias, taras, vícios que ela poderia ter?

Não sou psicóloga nem analista de dramaturgia, apenas uma espectadora assídua e admiradora das nossas novelas (que empregam monte de gente do autor ao porteiro do estúdio e rende uma baba de dólares em vendas para o exterior, além de ser um traço cultural interessante, embora muitíssimo mal explorado porque as histórias estão de modo geral fracas e podiam aproveitar e ensinar coisas boas ao publico). Prefiro então dizer que é uma questão humana mesmo. Como alguém vai escrever um personagem bom todo certinho se ninguém é perfeito? E como a pessoa vai representar esse personagem se ela própria tem defeitos e ainda por cima pega um personagem fraco? Ai fica Isabel calada, fazendo cara de quem tomou óleo de rícino a pulso, enquanto Wynona canta "I want to know what love is".

Se fosse na vida real, não ia ter Edgard que resistisse. Ele já tinha fugido com a Crescilda da loja da Do Carmo, que além de trabalhadora, honesta, decente, e menos boba, é cantora. Aliás, Nazaré leva jeito pra filme de terror mesmo. Ela até poderia ter trabalhado em O Beijo do Vampiro, pois dá de mil em Marta Morta (Julia Lemmertz). E os homens caem aos pés dela. E ponto para as "veia" da novela. Enquanto Angélica, Claudinha, Nalva, e até Isabel vivem na corda bamba com os namorados, Nazaré coleciona conquistas, Maria do Carmo tem dois admiradores e Gisela (Ângela Vieira), que será tema de outra crónica muito em breve, casadissima e o marido mais fiel que a torcida do Bahia. Sinal que as coroas que os rapazes preferem. E viva a voz da experiência. Aliás, experiência como atriz, Renata Sorrah tem de sobra. Desde os tempos em que ela fazia mocinhas com cara de Pollyanna como a Isabel. Ah, e não metia medo, mas fazia muito menos sucesso.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui