Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->O pique de jornalista. -- 04/02/2004 - 20:16 (Gustavo Patere) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Exemplo de um anúncio em estilo "pique de jornalista":

"Não é a melhor escolha. Você não merece essa sorte. Muito menos seus contos! Permita que todos possam ler sua obra. Sim! Sua obra! Seus escritos! Seus contos! Queremos ler o seu livro! O nosso livro! O livro dos usineiros e usineiras contistas!"

O "pique de jornalista", estilo literário surgido no início do século XXI, cujo catedralesco prógono foi Clichésio Bobeira, trouxe inúmeras e profundas mudanças à forma modernista. Antes de transmutar-se em jornalista e acrisolar a obra em que há anos ruminava, Clichésio encabeçou (ainda que algumas vozes dissidentes o acusassem de não ter cabeça) um latifúndio na província de Usina, circunstância que lhe possibilitou granjear duas inolvidáveis alcunhas aristocráticas: "Dom Kless" e, posteriormente, já sob influência de um certo classicismo que, no início do século XXI, propagava-se como peste por aquelas plagas, "Dom Klesyus."

Alguns anos depois, com o advento do estilo Ujeca, cujos precursores ilustres foram Viniguima e o próprio Ujeca (algumas vozes dissidentes os consideravam a mesma entidade), o "pique de jornalista" quedou-se a sofrer os efeitos do desprezo da comunidade erudita e os constrangimentos da impiedade e ignorância humanas em geral. Até mesmo Mingus, proeminente figura do grupo vanguardista dos cordelistas de apartamento, chegou a dizer: "Há que se separar o joio do trigo", evidenciando que os textos em estilo pique, outrora tão elogiados por ele próprio, contavam agora entre os joios.

Harold Bloom considera que a aceitação da hipótese fusionista, qual seja, a de que Viniguima e Ujeca foram uma só e mesma pessoa, traria inestimáveis subsídios para a análise das aporias que cercam os estudos da pós-vida do legado de Fernando Pessoa. Infelizmente, Bloom limita-se a analisar a hipótese nos quadros de sua teoria da "angústia da influência", negligenciando, assim, os aspectos mais ricos da fusão Viniguima-Ujeca.

No final da vida, já decadente e esquecido, Clichésio foi acusado de desdobrar-se em Professor Sabino e Francisco Ribeiro Lopes, mas o testemunho salvador de sua fiel discípula e inquebrantável admiradora Shirlei Purpurina, também ela habitante da província de Usina, principalmente das esquinas, terminou por render-lhe inocente aos olhos do vulgo.
Fonte: História de Arte, vol.III, Ed. Esquina da Usina, org. Gustavo Patere, tradução direta do dialeto Ujeca: Gustavo Patere, 1a edição, Província de Usina, 2070, p. 768.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui