Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TPM -- 26/10/2002 - 23:24 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TPM

Coelho De Moraes



A Indústria Cultural não é, ainda, uma realidade. Não é uma coisa, ainda, instalada. Mas há sementes plantadas. O ideal seria que todos plantassem as sementes em vez de nela pisarem.

Nós que plantamos as sementes oferecemos mais um ato dessa nossa enfadonha conferencia do trabalho feito e quem nos acompanhar na jornada só não constatará que há aí uma obra se não quiser.

Já fizemos u levantamentos dos trabalhos do Coro Cidade de Mococa.

Segue abaixo um pouco da obra e da história do TPM – Teatro Popular de Mococa, incluindo agenda para os próximos dois meses.

1996

Coelho De Moraes chega do Rio de Janeiro – sem perder seus vínculos - para dirigir a Escola Municipal de Música Euclides Motta. Uma Escola legalizada desde 1982, sob lei, está claro, mas que nenhum governo teve a sensibilidade de oferta-la para a população, exceto o governo Toni Naufel. Vera Sandoval era Diretora do Departamento de Educação e o professor Paladini Coordenador de Cultura.

1997

Coelho De Moraes torna-se Diretor da Escola de Artes Dramáticas e Musicais de Arceburgo – MG. Monta AS BACANTES , teatro, Junho, com o GRADA – Grupo de Artes Dramáticas. Participa do Festival de Varginha-MG. Setembro - Prêmios: Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Espetáculo. Sob convite de Josué Torres e Cilso Celino vem liderar e se tornar Diretor do TPM - Teatro Mococa, em Outubro. "NADIN NADINHA CONTRA O REI DE FULEIRÓ", é teatro, com o GRADA - Dezembro, ainda em Arceburgo, Minas Gerais. Essa peça vai irá participar, no ano seguinte, no FETEMIG – festival de Teatro Minas Gerais, de âmbito Nacional.

1998

o TPM monta "PROMETEU", teatro, em Abril, e participa do Festival de Araras-SP – no Mapa Cultural Paulista.Trazemos o Prêmio ator coadjuvante para o ator João Ramalho. Em seguida é a vez de “O AUTO DA BARCA DO INFERNO”,(Gil Vicente), Teatro, TPM, com ensaios a partir de Outubro.

1999

“AUTO DA BARCA” – teatro – faz tour por Arceburgo, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Guaxupé, em Março e Abril, Maio e Junho. Ainda pelo GRADA, monta-se “AS BRUXAS”, teatro, em Maio.

2000

Montagem de “LUA NEGRA” - Teatro - estreando em S.J. da Boa Vista - Maio. Montagem de COMÉDIAS, de Woody Allen, teatro, produção TPM – Novembro.

2001

”SEXO É COISA SÉRIA” de Veríssimo e Woody Allen – Teatro - Março “DEUS” de Woody Allen – Teatro – Abril, s/ao peças com recorde de público. E esse tipo de coisa nunca foi bem aceito inteligentzia artística da cidade. Mas, a casa cheia nada mais significa do que trabalho bem feito.

Fecha-se o Teatro Municipal de Mococa parta reformas que duram 1 ano e meio. O TPM recebe convite para se instalar com ensaios e produções no Teatro Oscar Villares. De lá saem “COMPUTA, COMPUTADOR, COMPUTA de Millôr – Teatro, Junho e o badalado “O TARADO” de Woody Allen – Teatro – Julho e Setembro em Belo Horizonte.

2002

A MORTE AO VIVO, de Veríssimo, Fraga e Woody Allen – em Abril; em seguida O HOMEM DO PRINCÍPIO AO FIM , de Millôr Fernandes – teatro – em Junho e a estréia em Outubro de O SANTO INQUÉRITO, de Dias Gomes.



Para O SANTO INQUÉRITO, dessa vez, teremos uma outra formulação de tournê abarcando as seguintes cidades: em Outubro, Guaranésia (20), Arceburgo (27); e, Novembro: Monte Santo de Minas (1), Itamogi (2), Escola Carlos Lima Dias (5), Teatro Municipal de Mococa (9 e 10). Em seguida recuperamos O HOMEM DOM PRINCÍPIO AO FIM, já o TPM trabalha com repertórios, para apresentações em no Barão (14), São João da Boa Vista (17), Vargem Grande do Sul (22), Teatro Municipal de Mococa (23 e 24), com retorno a Itamogi (30).



Vemos então que a contribuição do TPM para a cultura mocoquense é ímpar e vemos que define uma escola de atuação e aprendizado e criação que merece ser copiada pelos grupos iniciantes. Há vários deles em Mococa, hoje.

De qualquer forma fica o convite: Apóie a ação teatral de Mococa indo aos espetáculos. Dessa forma você demonstrará inteligência e sua cidade crescerá.



Boa Semana!







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui