Usina de Letras
Usina de Letras
173 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->INDÚSTRIA CULTURAL I -- 26/10/2002 - 23:22 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INDÚSTRIA CULTURAL I

-Coelho De Moraes-

maestro

Cumprimento a todos.

Com a abertura desse espaço na MococaOnLine, desenvolveremos ensaios semanais, crônicos e ululantes, tecendo comentários e sugestões, idéias e caminhos sobre o amplo tema da Indústria Cultural.

Críticas e debates serão bem vindos e darão a tônica da matéria.

Sabemos que é comum se esperar dos representantes políticos da cidade que eles tragam “indústrias”, o que sempre tem o significado de abertura de novos empregos, fazendo a cidade crescer. Há outros que só sossegam depois de construir seu prédiozinho, para demonstrar que a cidade cresce a olhos vistos. No entanto, Mococa, não terá essa “indústria-máquina-cimento-prédio” pois fica mais barato – muito mais barato – atravessar a divisa e montá-la nas Minas Gerais, na cidade irmã de Arceburgo. Lá o imposto é mais barato. Para lá irão todas, inclusive as nossas. Basta que esperemos. Podem tirar a vaquinha da chuva. Com as indústrias irão as famílias.

No entanto, para manterem suas candidaturas em boa posição de vencer, o político promete tudo, mesmo sem saber do que fala. A população, no entanto, entenderá que, uma vez eleito, a pessoa não se torna automaticamente sábia ou que imediatamente ganha visão e perspectivas. Nessas coisas de impostos e “indústrias” tudo muda se for possível a mudança das leis que os regem.

Por isso, quem quiser “indústria” para ter emprego, terá que montar a sua própria ou mudar de cidade.

Aqui, deveremos apostar em outras formas de “indústria”.

Mas, as cidades têm alternativas. Aí entra o olho arguto do governante.

Mococa, por exemplo, tem o turismo, tem o esporte, tem a cultura. Os mais espertos perceberão os valores da agroindústria. Mas, se quisermos procurar meios ecologicamente viáveis e altamente educacionais, teremos que escolher a vertente da Cultura. Essa última será o tema constante de nossas conversas pois, a meu ver, ela engloba as outras, de forma harmônica e construtiva.

A Cultura trata dos costumes, manifestações, civilização, inter-comportamento, mas, também, trata de artes, manifestação do intelecto e da sensibilidade humana, numa abordagem que pode ser coletiva ou individual. Ainda podemos usar dois grupos para pensar a Cultura: um Grupo Antropológico – o modo de vida da sociedade; um Grupo Artístico – os produtos inventados, desenvolvidos e construídos por essa sociedade, em seus vários campos. Uma linguagem.

No primeiro grupo é lícito dizer quer todos temos cultura e julgamos as outras em função da nossa. E, mesmo a nossa, com suas variantes.

No segundo podemos dizer que há indivíduos e grupos que criam e obedecem uma linguagem de símbolos e relações que querem criticar, explicar ou apenas mostrar, expor, com uma outra linguagem, os anseios e vislumbres do primeiro grupo.

Sabemos ou devemos saber que Cultura não é evento, não é show e nem tem que divertir, necessariamente o público. A tônica da Cultura também é a preservação da espécie, aprimorando o ser humano, refinando suas tendências, aspirações e esforços.

Negar a Cultura e impedir suas manifestações é ser violentamente criminoso.

Propor e executar regras e leis que incentivem as produções humanas é obrigação de qualquer mandatário, de qualquer cargo.

Como tudo isso vira Indústria Cultural é o que veremos daqui em diante.

Dessa forma convido você, interessado em produção cultural a nos acompanhar, semana a semana, na jornada sem comodismos onde imperam criatividade e fazer cultural e, se quiserem, o bom debate. Ou bom combate.



Boa semana!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui