Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Hitler queria o sul do Brasil! -- 22/10/2002 - 21:25 (((((EU SOU DO SUL))))) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Durante o auge da 2ª guerra mundial, os oficiais alemães destinavam verbas para a propaganda nazista na Alemanha e em outros países onde a imigração alemã foi mais acentuada. Poucos sabem que esse dinheiro investido também veio parar no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Aqui as verbas eram usadas em escolas germânicas onde a filosofia nazista era difundida entre os jovens arianos. Todos os núcleos de ensino eram subordinados ao situado em Blumenau. Segundo historiadores da época, havia um interesse nazista em formar um novo país no sul do Brasil, diretamente ligado a Alemanha nazificada. Esses planos foram frustrados quando Getúlio Vargas proibiu a difusão de escolas estrangeiras em território nacional, gerando protestos, porém sem nenhum êxito. Durante a 2ª guerra mundial, os imigrantes sofreram duras restrições. Era proibido falar a língua alemã e italiana, e muitos dos imigrantes ainda não tinham aprendido a falar o português. Todas as escolas estrangeiras foram nacionalizadas, onde todos eram obrigados a falar o português , cantar o hino nacional brasileiro, bem como adorar a bandeira do Brasil. Isso estrangulou os investimentos nazistas em território nacional dificultando a propagação do sentimento e filosofia nazista.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui