Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50656)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AS VÁRIAS CARAS DE LULA -- 19/10/2002 - 17:25 (Tânia Cristina Barros de Aguiar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Preciso admitir que Lula, hoje, tem várias caras. Lula tem a cara do empresariado, que não suporta mais a alta taxa de juros que sufoca a produção. Sem produção, não tem emprego na indústria. É só ver o índice da produção industrial, nos últimos anos.

Lula também tem a cara do pequeno empresário. Os encargos são altos, o custo de produção, então, nem se fale. O governo arrecada mal e gasta mal. O pequeno e o médio empresário sabem disso mais do que ninguém. E não estou defendendo o fim da CLT. Não precisa.

Lula tem a cara do funcionalismo público, humilhado, arrochado, que trata mal a população - com muitas e belas exceções, mas que na saúde tem sua pior expressão - que não suporta mais a terceirização exarcerbada - onde outros trabalhadores são explorados - e que tem sua estima jogada no ralo.

Lula tem a cara da juventudade sem esperança. Aquela que aprende que o negócio é se dar bem, porque os poderosos roubam e não são punidos. Aquela juventude que não vê futuro, porque a sociedade tem medo. Que rala para trabalhar de dia e pagar uma meleca de faculdade à noite, porque a universidade pública não é pra pobre.

Lula tem a minha cara. A cara de quem já passou dos 40 e aprendeu que a sociedade tem muitas faces. Que, como eu, esteve à frente de greves e greves. Mas que agora sabe que a luta não é contra um patrão específico. É contra um modelo econômico que se esgotou.

Lula sabe que precisa de parceiros para retomar o crescimento.

E quem diz que Lula tem duas caras, tem uma visão tão pequena... Na verdade, não tem. Sabe que Lula propõe uma aliança entre os homens e mulheres de bem deste país que vai varrer a corrupção, que vai priorizar infra-estrutura, educação, saúde e emprego. Por isso, tentam o terrorismo. Serra é um franco atirador. O que tem a perder? A eleição, já perdeu.

Serra sabe que Lula tem um arco de alianças que garante a governabilidade. Que tem a maior bancada. Que tem a maioria dos votos. Portanto, o quadro de Lula é perfeito. A Serra, só resta ladrar. Nem a parcela séria do PSDB concorda com ataques baixos. Mas serão feitos. Não vai adiantar.

Sinto cheiro de rosas no ar. Vamos construir um novo país.

Com todas as caras que ele tem.

São muitas caras - as dos empresários que querem produzir e empregar; a dos trabalhadores que querem emprego, da juventude que precisa de esperança e perspectiva, das mulheres que querem igualdade na diferença; dos negros que querem, também, igualdade na diferença. Ah, há tanta gente desigual e há tanto sonho! Sinto cheiro de rosas no ar!

Sem varinha mágica.

Não adianta imaginar que Lula vai, num debate com Serra, apresentar as soluções mágicas. Esse é o jogo da sombra. Dos que sabem exatamente o que fazer para deixar tudo como está. Lula não vai tomar grandes decisões - como a recente mudança da taxa de juros, por exemplo - sem ouvir todo mundo. Por isso ele não tem soluções mágicas. Mas tem o aval da sociedade, dos homens e mulheres de bem, para buscar soluções negociadas para essa crise descomunal que o Brasil atravessa, porque o mundo vai mal. Lula vai dar esperança não só ao Brasil, mas ao mundo. Negociando com as caras que o Brasil tem. BEIJOS A TODOS HOMENS E MULHERES DE BEM.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui