Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Meus Filhos -- 27/08/2003 - 16:43 (Fabiana Luiza Naue) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Há alguns dias quero escrever pra vocês, mas o tempo que me sobra é pouco, e acabo me enrolando, são tantas coisas que acontecem no dia a dia, que acabamos deixando para depois, a metade do que pensamos. Resolvi que todas as idéias que tiver, vou tentar executar de uma forma ou de outra, foi assim que consegui cursar administração. Notaram que eu terminei a faculdade e mesmo assim, não me sobra tempo? Parece que estou no mesmo aperto que antes, isso me fez concluir que se não fizermos as coisas que pensamos fazer mesmo com toda dificuldade, não as faremos jamais.
Apesar de ainda não ter me adaptado à idéia de que me formei, parece que agora estou aos poucos entrando nos eixos. Já consegui lavar roupas nos fins de semana, isso é um progresso!!!! Novas idéias estão rondando minha cabeça, sabe aquelas coisas criativas. Até eu me decidir quanto aos estudos, terei um tempo a mais para fazer o que gosto, e tentar organizar mais as coisas ai em casa.
Bem, vocês sabem que mudamos a cada dia, mesmo um copo de vidro que escorrega e cai das mãos, se modifica até chegar ao chão, imagine nós, o quanto mudamos a cada dia, cada segundo. Por isso, acredito que podemos nos encaixar cada vez mais, e nunca vou desistir de tentar facilitar nossa vida e conseguir colaboração entre vocês e de vocês.
Vejo dentro de casa, detalhes bobos, coisas que acontecem e que me irritam muito, acho que me fazem sentir um tanto incompetente como mãe, mas que tenho certeza que se nos organizarmos, tudo será mais fácil. Sempre digo que quando vocês crescerem e tiverem suas vidas ai eu terei minha casa do jeito que quero, sofá bonito, enfeites, uma casa mais ajeitadinha, do jeito que sempre quis e como nunca tive. Faz 16 anos que tive o primeiro filho, e desde então, não há como comprar objetos de vidro, pois sei que alguém irá quebrar na primeira semana. Meu sofá esta pedindo outro desde uma semana após a última reforma, logo um furo apareceu, um corte, um molhadinho, ou café derramado. A pequenininha passa um tempão sem molhar cama, mas notem que se lavar o lençol, é fatal.
Daria para escrever um livro sobre situações do cotidiano de uma família.
• Televisão com controle, não é aconselhável para casa com crianças, a lâmpada é muito chamativa e pode ser engolida. O controle em si, pode tornar-se uma arma letal se arremessado à longa distância.
• Quanto aos intermináveis sacos, que antes continham pão, e que depois de vazios ficam caindo das beiradas da mesa, e espalhados pelo chão, cadeiras, pia, fogão e lugares afins, como se fosse uma invasão de sacolas alienígenas. Sinto aversão quando vejo a situação da cozinha após o lanche da manhã, da tarde, da noite, de depois do Jô, e as cinco e meia da manhã, caso dê vontade de ir ao banheiro.
• Estou pensando em tirar a lâmpada do quarto do irmão de vocês, não sei porque não pensei nisso antes, assim acaba a chatice de ter que repetir a mesma coisa todas as noites.
• Compraremos também um porta chaves, ou talvez até façamos um, para que as chaves consigam ficar com os seus iguais, muito triste chaves sozinhas, abandonadas em cantos separados da casa.
• Quero um canto da casa, para transformar em um ateliê, onde todos os objetos de criação possam ser reunidos, quem sabe assim, apareçam os intermináveis pinceis que já comprei. Teremos que inventar um biombo e comprar uma mesa usada para que tenhamos um ateliê de primeira.
• Minhas plantas que ficam lá fora meses, sem que eu as veja, agora serão colocadas na lavanderia, assim será possível lavar as roupas e cuidar das plantas, ou vice e versa, além de escondê-las dos cachorros destrutivos que temos em nosso quintal.
• Quanto ao jardim, vou conseguir uma planta cheia de espinhos, coroa de cristo, e vou plantar por toda sua volta, também em função dos nossos cachorros. Quanto ao restante, o meio do jardim, eu decido depois o que farei, talvez uma horta, ainda não sei, preciso primeiro cercar.
• Teremos que encontrar uma solução para frases, que não suporto mais escutar dentro de casa, uma é “senha de dinheiro” e a outra é “agora eu que vou mexer....!!!”. estas duas frases, relacionadas ao único computador que temos em casa, tornaram-se um ritual. Eu sabia que a Na gostava de sons repetitivos, e agora noto que as situações repetitivas também são do seu agrado, assim tenho sofrido constantes torturas mentais e o pior acho que me acostumei com isso, tanto que nunca tomei uma providência quanto ao assunto. O acordo que proponho é de não ligarmos o computador durante a semana, a não ser que seja para trabalhos escolares. Nem para ouvir música...temos que aprender a separar as coisas. Ontem estava olhando o computador, todo desconfigurado, cheio de coisas inúteis, e jogos, filmes, fotos de carros, bonecas, gatinhos da Na e da Maya, respectivamente...vocês têm que concordar que não nos servirá por muito tempo, caso continuemos a detonar nosso meio de comunicação com o resto do mundo.
• Deveríamos nos candidatar a cobaias para trabalhos de laboratório, como as mudanças estão ocorrendo instantaneamente, deveriam ser criados novos objetos que se adequassem às casas modernas, para pessoas que não tem tempo, disposição ou coragem. Serviríamos como a família modelo, por uma pequena quantia, é claro!!! Pensei tanto nisso, que até pude visualizar alguns itens, que ao menos aqui em casa seriam de grande utilidade:

SUGESTÕES PARA INVENÇÕES PRÁTICAS
• dispositivo automático que fecha o tubo da pasta de dentes após o aperto;
• imã para sabonetes, fixado na saboneteira;
• descarga para banheiros automática;
• margarina com tampa lacrada, e apenas um buraco para a faca entrar e sair, como um cofre para moedas;
• Cesto de papel para o banheiro, deve cair de moda, os banheiros para casas com mais de duas crianças, deveriam ter um cestinho feito no chão, cava-se um buraco no chão, ao lado do vaso, cobre-se com azulejos, para que fique igual à parede, ficaria aberto, pois os papeis sempre caem automaticamente no chão ao lado do vaso;
• Escovas de cabelo, que ao terminarem de ser usadas, você aperta um botão e ela esquenta a ponto de queimar todos os cabelos que ficaram presos na escova, o único problema e que tem que apertar o botão;
• um super triturador a ser instalado logo após o ralo da pia do banheiro, como os que existem nas pias das cozinha de filmes norte americanos, esta adaptação eliminará tudo o que cair na pia e conseqüentemente tudo que cair naquele buraquinho tão difícil de limpar. Não existirão mais pias de banheiro entupida após esta adaptação;
• fogões do futuro, auto-limpantes por dentro e por fora, incluindo tampinhas das chamas;



Enfim crianças, precisamos melhorar em algumas coisas. Sei que não sou “Oh!!! Aquele exemplo de mãe”, mas também sei que é possível aprimorar nossa convivência. Sem tantos insultos, são tão poucos os momentos de afeto e carinho que vejo entre vocês, e quando (raramente) acontece, chego a me emocionar. Dias e dias de perseguições, palavras desgostosas, pensamentos de rancor, má vontade, desrespeito mútuo, afrontas e palavras que machucam, acabam por atrair pra dentro da nossa casa, doenças, infelicidade, infortúnios, atrasos na vida, na escola, em todos os setores que você pensa em crescer, acredito que estes serão sempre os mais atingidos.
Notaram o quanto à vida de vocês está difícil este ano, pensem em quanto poderia estar diferente, sem esse corre-corre de ir duas vezes ao dia à escola para pagar matérias do ano passado. Queria muito poder ajudar, desfazer o que aconteceu com a matemática de vocês, mas são os únicos que podem mudar essa situação. Eu penso que tudo tem um porque, um motivo para acontecer, e acho que a forma como vocês se tratam é diferente de como tratam os estranhos, ou melhor, os de fora da nossa casa recebem atenção, consideração, preocupação. Se tratassem os irmãos como tratam os estranhos, tenho certeza que as coisas pra vocês seriam mais fáceis. Isso é só um conselho, de quem já teve 6, 9, 14 e também 16 anos, e hoje tem 36. todos os momentos que vocês passam, eu já passei, as situações e histórias são as mesmas, mudam só os personagens. Podem ter certeza que toda a negatividade que você emana para os outros, principalmente pessoas da família, voltará para você, com um potencial maior, com mais força. O respeito pela família, é um sentimento nobre e necessário, é respeitar seu próprio sangue, e quem te deu a vida e está a duras penas te educando, já ouviram dizer que “Toda mãe é sagrada!”. Os desejos de mãe também deveriam ser sagrados e respeitados, pedir para que irmãos se respeitem, se ajudem, é uma situação muito triste pra quem deu a luz a todos da mesma maneira.

Espero que tenham entendido o que quis passar, e o que preciso de vocês, acho que não é muito. Também espero como mãe, que vocês consigam realizar seus sonhos, esta será a confirmação de que os soube educar!!!

Amo vocês!!!
Desde o primeiro dia em que nos vimos e que peguei cada um nos braços, soube que seria pra sempre....
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui