Usina de Letras
Usina de Letras
202 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->NOTÍCIA AOS FUMANTES: AS COISAS ESTÃO MUDANDO... -- 21/08/2003 - 17:58 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

NOTÍCIA AOS FUMANTES:
AS COISAS ESTÃO MUDANDO
SEMPRE PARA MELHOR

Os fabricante de cigarro ainda exercem poder sobre o mundo artístico; mas as medidas antitabagistas têm dado bons resultados, e as pessoas estão se conscientizando do lado feio do vício, e muitas armas estão surgindo para o combate a esse mal contagioso.

ATORES, MUITAS VEZES, SÃO FORÇADOS AO VÍCIO: “"Fazia parte do ritual de afirmação masculina fumar", conta o ator José Mayer, ex-fumante de 54 anos que deu suas primeiras tragadas aos 18. "Comecei para mostrar que era homem e só ganhei a guerra depois de umas 100 tentativas", diz ele, que recentemente foi obrigado a fumar para compor seu personagem na minissérie Presença de Anita. "Foi uma recaída profissional, mas parei sozinho quando as filmagens acabaram."” (Época, 09/06/2003). Isso mostra que os fabricantes da droga ainda têm muito poder.

MEDIDAS DE COMBATE ESTÁ SURTINDO EFEITO: “O momento é propício. Afinal, o fumante no mundo todo está sob fogo cerrado. Em Nova York, o fumo acaba de ser vetado em bares e restaurantes. No Brasil, 66% dos fumantes fazem sua fumacinha nesses lugares. Mais da metade conta que apaga o cigarro ou sai do recinto quando alguém se mostra incomodado. Ao contrário do que alguns imaginam, medidas radicais surtem efeito. Segundo uma pesquisa da OMS, restrições no ambiente de trabalho nos Estados Unidos levaram 51% dos americanos a parar. Com a censura em casa, o índice pula para 72%.” (Idem).

AO CONTRÁRIO DO PASSADO, HOJE FUMAR É ALGO FEIO: “Por isso, personalidades já escondem sua condição de fumantes. Assim como Rita Camata, a primeira-dama Marisa Letícia evita ser flagrada com um cigarro. São raros casos como o do ministro Ciro Gomes, que nunca escondeu seu costume de menino - nem mesmo quando a namorada, Patrícia Pillar, também fumante, descobriu que tinha câncer. Para a mulher grávida, o hábito, comprovadamente prejudicial ao bebê, é considerado nefasto. Quem não consegue parar mal pode dormir, tamanho é o sentimento de culpa. "Meu maior remorso na vida é ter fumado na gravidez", confessa a psicóloga carioca Elys Chargel, de 45 anos. O filho Gabriel está com 7 e não teve problemas ao nascer. Mas acabou cultivando uma rinite alérgica. A doença sumiu depois que a mãe parou de fumar.” (Idem).

MIL E UMA MANEIRAS PARA DEIXAR O VÍCIO DO CIGARRO

Diversos métodos são usados para conter o tabaco
De acupuntura a medicamentos, passando por uma água com nicotina e até mesmo por pirulitos. O fumante tem muitas possibilidades de escolha para abandonar o hábito de vez.

TRATAMENTO
O spa Kurotel tem um programa especial para quem quer deixar o cigarro. O paciente tem assistência médica e psicológica. Duas semanas custam R$ 8.500.

SPRAY NASAL
Usado da mesma maneira que os descongestionantes nasais, possui nicotina. Foi aprovado pelo Food and Drug Administration, mas não está à venda no Brasil.

ADESIVOS NIQUITIN
Liberam pequenas doses de nicotina para a pessoa se acostumar a diminuir a quantidade de cigarros, contendo a crise de abstinência. O tratamento tem três estágios, que diminuem a carga de nicotina liberada. É indicado numa fase seguinte ao uso do remédio.

NICO WATER
Possui 4 miligramas de nicotina por garrafa de meio litro. É o mesmo que fumar dois cigarros. Diminui a vontade de fumar e não tem gosto. Não está à venda no Brasil.

ACUPUNTURA
A aplicação de agulhas em um ponto na orelha libera substâncias que ajudam a atenuar os sintomas da falta de nicotina, diminuindo a síndrome de abstinência.

GOMA DE MASCAR
Em vez de acender um cigarro, o fumante mastiga um chiclete. O princípio é semelhante ao dos adesivos, mas as gomas são usadas quando a dependência é menor. Elas têm 2 miligramas de nicotina, o equivalente a um cigarro. Não são mais vendidas no Brasil.

HOMEOPATIA
Não oferece pílulas específicas para deixar de fumar, mas defensores dizem que consegue amenizar os efeitos desagradáveis que ocorrem no organismo, evitando recaídas.

FILTROS PHASIS
Têm forma de piteira e a pessoa troca gradualmente. Eles retêm parte da nicotina e do alcatrão. Na última fase do tratamento, a redução de teores chega a 95%.


PIRULITO DE NICOTINA
Gerou discórdia nos Estados Unidos. Prometia efeito mais rápido que dos adesivos ou dos chicletes. Outra vantagem seria que o fumante não perderia o hábito de levar algo à boca. O problema era que as crianças poderiam confundi-los com pirulitos comuns.

ZYBAN
Medicamento sem nicotina usado para tratamento do tabagismo. Contém uma substância que reduz o impulso de querer fumar e também a crise de abstinência.

10 RAZÕES PARA NÃO FUMAR E ESTAR BEM DISTANTE DOS FUMANTES

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui