Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Stabat Mater: o lugar mais sagrado da cristandade -- 18/04/2003 - 19:34 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que os arqueólogos descobriram no lugar onde Jesus morreu.

____________________________________________

Por Paul Badde (DIE WELT online, 11/04/2001)
Trad.: ZPA
____________________________________________


Na última sexta-feira santa, no meio da tarde, uma densa névoa de repente baixou sobre a cidade de Jerusalém. Ela, cuja luz tantas vezes rebrilha mais clara do que em qualquer outro lugar da terra.

Aqui, há seis anos, em plena luz do dia, se pôs tão escuro, que quase não se divisava sequer a casa mais próxima. Era de dar medo: o sol, uma mancha pálida no breu; crianças choravam nas casas vizinhas; a criação, respiração opressivamente suspensa; atmosfera de fim de mundo.

Desde tempos remotos, na primavera, o "chamsin" acomete a cidade com esses fenômenos da natureza, nos quais, com fino pó de poeira, o vento do deserto ofusca e embaralha a vista aos ierosolimitas, confundindo-lhes a mente, enchendo-lhes a alma de medo.

"Foi por volta da hora sexta", escreve o evangelista Lucas sobre a primeira sexta-feira santa, "quando uma escuridão desceu sobre toda a terra, durando até a hora nona. O sol se pôs escuro", quando Jesus, com um grito muito alto, entregou o espírito.

Quem hoje busca o lugar desta execução, ao ultrapassar o portal da Igreja do Sepulcro, transpõe também, concomitantemente, uma soleira do tempo, um passo atrás, com a diferença de uma hora.

Pois, no interior desta casa, não há verão em que o status quo deixe de se alastrar não apenas sobre cada uma das colunas, azulejos e ladrilhos, mas também sobre todas as horas e todos os minutos: Ali nada deve ser e não será mudado ou transformado.

No meio da cidade velha, este lugar é uma ilha com seu próprio tempo. No século IV, pela primeira vez, os nativos conduziram a mãe do Imperador Constantino ao esconderijo onde, havia 300 anos, vinham mantendo oculta a cruz de Cristo.

Mas foi somente no ano de 1987 que o patriarca grego atriubuiu aos arqueólogos Lavas e Mitropoulos a missão de investigar, mais uma vez, minuciosamente, a Capela do Gólgota, que se encontra logo à direita, atrás do portal, além de uma escada íngreme, no primeiro andar.

Quando os cientistas, ali, retiraram o pavimento ao redor do altar, puseram a descoberto o pico de uma rocha de dez metros de altura, com o formato de um crâneo, numa velha pedreira que, desde o tempo da Via Crucis, ali ficara coberta de poeira e placas de mármore.

Protegidas por uma espessa placa de vidro, qualquer visitante hoje pode ver com seus próprios olhos as escavações. Por infelicidade, muito especialmente nestes dias de guerra, em que tantas vezes eles se vêem sozinhos diante da rocha. Em tempos de paz, ela chega a ser visitada por cerca de 6.000 peregrinos ao dia.

Ao lado do sepulcro vazio de Cristo, está o lugar mais sagrado da cristandade: uma grande e grosseira bolota de calcáreo cor de cinza. Sobre a parte mais elevada, uma cavidade artificial e, dentro desta, o que sobeja de um anel de pedra grosseiramente entalhado.

Terá servido, um dia, para encaixe de uma pilastra vertical? Ninguém poderá afirmá-lo com certeza. Mas, se assim for, será preciso então imaginar essa pilastra como uma tora circular de madeira crua e cascada, sem ultrapassar, em absoluto, os três metros de comprimento.

Aquele que nela foi suspenso terá conhecido a morte literalmente à vista dos espectadores mais próximos, não a uma altura elevada e imponente.

Um metro adiante, à direita, de leste a oeste, uma ranhura profunda atravessa o topo, até bem abaixo, ao pé do rochedo. "A terra tremeu e as rochas se fenderam", escreve Mateus em seu relato da Paixão. "Quando o oficial e os homens que com ele vigiavam Jesus perceberam o tremor de terra, e viram o que estava acontecendo, puseram-se sobremaneira aterrorizados e disseram: Verdadeiramente, esse era o Filho de Deus."

Mas, verdade se diga também, ele era o filho de sua mãe, que sobre este topo de rocha só pode ter permanecido em pé, muito próxima, enquanto, sangrando da cabeça e por todos os membros, ele desfalecia ante seus olhos.

O estreito platô quase não oferecia espaço a espectadores, ali onde, agora, uma Madona em estilo rococó português, em sua indignação desprovida de lágrimas, faz por lembrá-los, o coração trespassado por uma espada: "Stabat mater".

"No início da tarde, no templo, teve início a liturgia festiva preparatória para a festa da Páscoa", escreveu Gerhard Kroll em 1964, em Leipzig na Alemanha Oriental (DDR), sobre essa hora. "Ante os olhos do Sumo Sacerdote, foi sacrificada a vítima, um cordeiro imaculado. Reuniram-se, então, os mais velhos dentre as 24 ordens de sacerdotes, e teve início o sacratíssimo ritual da penitência da véspera do dia da Páscoa.

O historiador judeu Josephus calcula em 18.000 o número de cordeiros na ocasião sacrificados Trombetas e cornos anunciaram, de forma a serem ouvidos de todos os quadrantes, o grande acontecimento, de que Deus, em seu altar do sacrifício respingado de sangue, havia selado a paz e a reconciliação com o seu povo - enquanto, fora das portas da cidade, sangrava o verdadeiro cordeiro de Deus, não reconhecido pelo povo, abandonado pelos companheiros, chorado tão-somente por algumas mulheres e por um de seus discípulos".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui