Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->29. UM DIA PENOSO -- 08/03/2004 - 07:27 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

No meio da praça ajardinada, diante da capela, Teotônio se viu só.

— Devo aguardar que as pessoas vão aparecendo. Não é possível que o camarada tenha chegado cedo demais. Por onde deve ter seguido, que não percebi quando se separou de mim?

Decidiu sentar-se em vetusto banco de madeira, onde pôde ler a propaganda de casa comercial: “Ao Pão-de-ló do Filó, mercearia e bazar”.

— Estranha denominação! Será que as pessoas aqui gostam de “tirar sarro”?…

Não gostou da expressão grosseira. De qualquer maneira, desviou a atenção para o fato de que as casas começavam a acender luzes. Estavam utilizando lampiões a gás, fortes o bastante para tornarem o interior claro. No entanto, de onde se encontrava, não conseguia discernir as figuras que se interpunham entre o foco luminoso e a janela. Mas encheu-se de esperança.

Apareceu o trabalhador, que trazia alguém.

— Meu amigo, este é o responsável administrativo. Uma espécie de chefe do distrito, nomeado pelo prefeito do Município.

— Muito prazer!

— Juvenal, ao seu dispor.

— Teotônio. O meu cicerone esqueceu-se de dizer-me sua graça.

— Como?

— Qual é seu nome, companheiro?

— Pode me chamar de Tonho, como todo mundo.

— Muito bem! Tonho, vou ficar eternamente grato pelo favor que me fez. Já contou ao Administrador o que me aconteceu?

— Contei e ele ficou muito interessado em mandar o amigo de volta pra casa.

— Certamente. Não podemos, sequer, retardar…

Nesse instante, a praça se encheu de terror, pelos gritos de socorro de diversas pessoas, em correria na direção deles:

— Fogo! Fogo!

Pessoas vinham carregadas e crianças choravam, ensurdecedoras. Imediatamente, as casas vomitaram inúmeras criaturas assustadas.

Juvenal abandonou o estranho e correu para se inteirar do que estava sucedendo.

— A casa do José está em chamas!

Como se tivessem sincronizado os movimentos, sumiram todos atrás de uma das esquinas, deixando Teo sozinho.

— Que fazer, Santo Deus?! Será que têm recursos para debelar o incêndio?

Quis correr mas as pernas não obedeceram prontamente. Trôpego, dirigiu-se até a rua onde ardia uma casa. O fogo dominava a maior parte do prédio e ameaçava os vizinhos. A multidão se organizou rapidamente, passando vários baldes de mão em mão, cheios e vazios, em movimentos pendulares bastante precisos. Pareciam treinados para a eventualidade do incêndio.

Ao se aproximar da casa que fornecia a água, Teo pôde ver quatro pessoas estiradas, com queimaduras nos braços e nos rostos. Eram atendidas por mulheres, que lhes aplicavam compressas de água.

Não demorou, apareceu um velho trazendo uma valise com uma cruz vermelha. Seria o farmacêutico ou o vendedor de remédios. Em pouco tempo, aplicou pomadas e ministrou comprimidos.

Teotônio atarantava. Não sabia como ajudar. Quis meter-se na fila dos baldes, porém, o peso do primeiro fez com que derrubasse o precioso líqüido. Afastou-se inoperante, julgando-se absolutamente inábil para minorar o sofrimento e os prejuízos. No entanto, as chamas arrefeceram e, em pouco mais de vinte minutos, restava apenas espessa neblina causada pelo vapor. A casa perdeu-se mas o fogo não se alastrou.

Chegaram três automóveis de modelos muito antigos, que Teo conhecia das exposições e revistas especializadas. Os feridos foram acomodados nos assentos e, acompanhados por familiares, desapareceram com os veículos, saindo em boa carreira, levantando o pó das ruas de terra batida.

Bem que Teo pensou em pedir carona, mas o desespero de muitos não lhe permitiu externar o pensamento. Tonho e Juvenal estavam entretidos no rescaldo do incêndio. Sem saber como ajudar, procurou alguém que estivesse necessitando de auxílio. Uma mulher depositou-lhe um bebê no colo:

— Segure pra mim, por favor!

Era situação inusitada desde alguns anos, quando carregara os sobrinhos. O pequerrucho estava acomodado e limpo. Na semi-obscuridade da manhã delineada no horizonte, antes mesmo da aurora, nos primórdios do crepúsculo, pôde enxergar dois olhinhos atentos que esquadrinhavam a fisionomia estranha.

Tímido, pôs-se a brincar com a criança, fazendo estalidos com a língua. Admirou-se quando recebeu de volta a comunicação incipiente.

— Criança esperta. Quanto terá: quatro, cinco meses? Até pode ser menos.

Temeu que o esforço pudesse causar-lhe vertigem. Buscou a soleira de uma porta e se sentou, afagando suavemente o rostinho macio do bebê. Era muito pouco o que estava fazendo, mas cooperava com os aldeãos. Sentiu-se útil. Qualquer ajuda que recebesse naquela cidadezinha não tinha como ressarcir de imediato.

A azáfama durou por mais três horas, tempo durante o qual a criança dormiu, sob os embalos carinhosos do desconhecido.

— Que bonzinho que é. Tanta inocência nesta alvorada de vida!

Separou as sílabas da derradeira frase. Parecia que podia transformá-la em alexandrino. Ensaiou diversas alterações e concluiu:

— “Tanta inocência em seu albor de vida…” Não está bom. Decassílabo insignificante. Depois, “de vida” facilmente se junta numa palavra só: “devida”. Expressão indevida. Fico em dívida.

Não gostou das reflexões sem nexo nem profundidade.

— Se fui, noutra existência, poeta, devo ter perdido meu precioso tempo com futilidade.

Assomou-lhe na mente o vulto alto de um senhor de trinta e cinco anos, bem apessoado, com meneios feminis, a cuidar de figurinos para gente endinheirada, mulheres cujo objetivo era sobressaírem-se socialmente.

— Esse sou eu agora. Continuo o mesmo.

Não pôde prosseguir na linha de criteriosa análise da personalidade, interrompido por Juvenal:

— Senhor Teotônio, vamos ficar devendo a condução, porque os carros disponíveis foram empregados como ambulâncias. A nossa cidade é paupérrima, como deve ter visto, sem recursos para servi-lo.

— Vocês não têm telefone? Pelo menos vou poder avisar que estou aqui no Distrito…

— … Jardim das Rosas…

— … e minha família vai poder vir resgatar-me.

— Infelizmente, por opção religiosa da população, não temos essas facilidades das cidades poluídas. O senhor vai ter de se conformar com a situação. Mais um dia, pra quem ficou preso cinco anos, não vai fazer diferença.

Teo se surpreendeu com as próprias palavras:

— Terrível mesmo, muito pior do que me aconteceu, foi a perda do pouco que essas pessoas tinham, o que deve ser o tudo. Muito mais trágicas foram as queimaduras. É verdade que os remédios atenuam as dores, mas, mesmo assim, é doloroso demais.

— Agradeço a sua compreensão e posso dizer que fiquei emocionado com sua tentativa de nos ajudar a apagar o fogo.

— Apenas consegui ficar com o menino no colo e mais nada.

— No atropelo, ele podia ficar exposto ao perigo. Foi o único da casa que saiu ileso. Minha mulher vai cuidar dele até que os pais voltem.

De repente, a vista de Teotônio ficou nublada. A cabeça girou e ele caiu desmaiado. Quando acordou, o dia ia alto e as pessoas falavam baixinho no outro cômodo. Foi quando ouviu distintamente:

— Tenho certeza que esse homem é o que foi seqüestrado no Rio. Parece que encontraram o corpo flutuando num córrego, aos fundos de uma favela.

Um frio intenso percorreu a espinha do refém da morte. E a consciência, de novo, desapareceu.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui