Usina de Letras
Usina de Letras
42 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62330 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50711)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140845)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6220)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->38. NA AMÉRICA DO NORTE -- 04/02/2004 - 07:10 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Chegados ao Alasca, os alunos tiveram a impressão de isolamento. Mas bastou leve chamada de atenção de Epaminondas para que observassem o resultado de diversos desastres ecológicos, notadamente tremendo despejo de petróleo no mar, junto à costa. Contudo, a par dos prejuízos à natureza, puderam também verificar que houve artificial processo de recuperação pelos homens, numa luta quase perdida mas fortemente indicativa da consciência da necessidade de se impedir o progresso da ação destruidora dos elementos poluentes.

Epaminondas fez questão de ressaltar:

— Neste continente, vamos encontrar o parque industrial mais contaminador do planeta, no que se refere a todos os aspectos da infiltração atmosférica, fluvial e marítima, bem como geológica. O nível de destruição atinge cifras importantes e, por isso, tem preocupado de forma significativa os companheiros responsáveis pelas colônias espirituais, tanto que têm despertado muita gente para a compreensão dos problemas, incluindo poderosos governantes e legisladores, resultando daí incipiente serviço de proteção legal com ramificações em diversos setores oficiais da sociedade. Além disso, há inúmeras instituições não governamentais de abnegados combatentes a favor da vida natural, cujas atuações destemidas podemos notar ao enfrentarem os que ainda não se transformaram em defensores do planeta por pura ignorância favorecida muitas vezes até mesmo por falsas conclusões de cunho científico. Óbices à parte, vemos que existem providências em áreas de maior perigo, como, por exemplo, na extração vegetal, onde a devastação acabou por sugerir o estudo sistemático do replantio, do reflorestamento e da preservação dos recursos existentes, por meio de bem aparelhado sistema policial especializado.

À medida que falava, como por encanto, os quadros iam sendo demonstrados “in loco”, dada a facilidade de se deslocar que haviam adquirido. Assim, passaram por sobre o Canadá, não sem antes porem reparo em sutil reivindicação de bipartição nacional, de origem étnica, não tão acentuada como nas outras nações, mas nítida e formadora de tendências políticas regionais.

Felícia distraía-se, operando seu controle particular de comunicação com a colônia, ligada diretamente com o Centro de Estudos, absorvendo, desde há algum tempo, os conhecimentos científicos que lhe haviam sido recomendados. Em lugar de aprofundar-se separando as matérias, reconheceu a integração delas e foi examinando-lhes os elementos, à medida que carecia relacionar uns com os outros. Nesse trabalho, ia adiantada, tanto que, em física, por exemplo, bordejava pelas teorias gravitacionais, requerendo dos setores da astronomia e da história que enviassem os dados para a compreensão das leis, dos fenômenos e do próprio desenvolvimento das ciências. Não demoraria, nesse passo, a buscar, na filosofia, os conceitos de amparo da própria visão do ser, em função dos ingredientes captáveis pelos sensores dos encarnados.

Não teria o grupo de redação meios de descobrir por onde andava o pensamento da companheira, não tivesse ela mesma, num ápice de contato, passado as informações, recomendando que nada se divulgasse que não denunciasse o quanto imatura se sentia quanto aos conhecimentos científicos.

Nesse meio tempo, viram-se sobre os Estados Unidos da América e assombraram-se com o desenvolvimento tecnológico, não como utopia, mas como realidade.

— No Brasil — lembrou Fortunato aos demais — os bens de consumo, que formam na personalidade de muita gente nas cidades, são pálida imitação dos recursos de que está dotada a classe média e mesmo o proletariado americano. Notável que exista tão numeroso contingente de imigrantes, oficialmente admitidos ou clandestinos, que absorvem rapidamente o sistema e se assemelham aos daqui, quanto ao nível de aspiração. Acredito que, se nos fosse possibilitado influenciar sobre a capacidade de decisão dos mais antigos, alcançaríamos estabelecer para todos os padrões da doutrina espírita.

Houve uma onda de protestos e as vibrações de desagrado atingiram em cheio o orador. Adalberto interveio:

— Nesta altura da peregrinação pela crosta, Fortunato, existe fixada, na mente de todos, a idéia de que não se deva levantar hipótese de trabalho sem o respaldo dos conhecimentos científicos de ponta. Claro está que o objetivo geral dos conselheiros espirituais que nos assistem e nos orientam é o do envolvimento de todos no ideal espírita, mas aqui não tomado mais como mera concepção kardeciana. Você há de concordar com a idéia de que, após a morte, para todos, uma hora ou outra, há de ficar claro que a vida continua sob outra forma e que precisamos, se quisermos penetrar em esfera de maior felicidade, aceitar as teses filosóficas, morais e religiosas que amparam os que seguem os cânones doutrinários do kardecismo. Mas não precisamos tornar espíritas todos os habitantes da terra para a finalidade que temos assinalada em nosso projeto de reencarnação, ou seja, a restauração, ainda que apenas em parte, das fontes da vida material, para mantermo-nos com esperanças de progredir segundo os parâmetros estabelecidos pelo Senhor para os residentes neste globo caracterizado como de dor e expiação. Basta-nos ajudar no estabelecimento das prioridades da natureza como condição para a sobrevivência corpórea. A partir daí, cada qual irá, por livre-arbítrio, sofrer as conseqüências de seus atos, se lesivos ao interesse dos semelhantes ou de sua própria configuração física, ou haurir as benesses do progresso, se facultarem aos demais e a si mesmos o projetado desenvolvimento no campo da espiritualidade. Sei que sua participação teve forte aspecto provocativo para a manifestação coletiva e para o pronunciamento de um de nós, pois lhe cabe assinalar, na obra mediúnica em andamento, como é que vem crescendo o interesse de todos pelos estudos. No entanto, em nome dos professores, peço-lhe que não mais empregue o recurso, mesmo porque pode tornar-se cansativo para os leitores terráqueos.

Epaminondas, sem solução de continuidade, prosseguiu:

— Vamos observar as características da união dos governos norte-americanos para posterior comparação com o Mercosul e com o Mercado Comum Europeu. É preciso saber o que explicita a legislação e o que se encontra subjacente na mentalidade dos governantes e demais interessados, como defesa da produção local ameaçada pelo poderio das federações. Temos também de justificar a preservação das atividades, à vista do barateamento dos produtos asiáticos, favorecido por dois fatores específicos: a fartura de mão-de-obra especializada e a imitação tecnológica, direi mesmo, a pirataria indiscriminada e sem cobro moral.

Felícia chegou a solicitar a palavra, mas voltou atrás e, através de um gesto, rogou que a desculpassem, apontando para Maria, como a convidá-la a falar por ela.

A colega não se fez de rogada:

— É evidente que nossos caros professores desejam que nos integremos no ambiente terreno e, por isso, nos fazem meditar a respeito dos deslizes econômicos, políticos e até religiosos decorrentes da filosofia materialista impressa na civilização tecnológica. Conhecendo as dificuldades, iremos trabalhar com maior desenvoltura. Isso seria óbvio demais, não fora por um aspecto particular, qual seja, o de que se torna cada vez mais premente a necessidade de anular os efeitos deletérios da ganância desenfreada. Não vou adiante nesta linha de comentários porque pretendo atuar diretamente, junto a algum núcleo de poderosa influência coletiva. Como disse Adalberto, restrinjamos o mais possível a crescente tendência às observações cunhadas diretamente sobre os conceitos das Ciências, para tornarmos a mensagem menos preocupante para quem recita de cor as leis cósmicas, agindo em consonância com elas, uma vez que serão essas as pessoas que nos lerão e nos julgarão, apoiando ou rejeitando o pensamento que lhes sugerimos, quanto a estar o plano espiritual altamente interessado na superação dos problemas meramente materiais, quando deveríamos estar divulgando as virtudes transcendentais para a salvação espiritual. Se prosseguirmos relatando as dificuldades miúdas do nosso dia-a-dia, acabaremos por intimidar até aqueles que prestam honroso e sacrificial serviço em prol dos semelhantes, conforme o ensino de Jesus.

Felícia abraçou com um sorriso a companheira e se recolheu para dentro de si mesma.

Epaminondas quis saber se poderiam passar batidos sobre a América Central, para emergirem em Brasília, última etapa do itinerário. Fez questão de elogiar o desempenho da classe, quanto ao notável progresso alcançado:

— Não sei se repararam que modificamos substancialmente o roteiro, dado que estamos habilitados a examinar os problemas segundo prisma muito mais abrangente. Queimamos etapas e substituímos diversos projetos por outros mais condizentes com o aprendizado já levado a efeito. Eis que uma das principais caraterísticas dos planejamentos do etéreo se fez sentir de forma bastante significativa, qual seja, a da flexibilidade, em função das novíssimas disposições mentais e emocionais dos envolvidos. Fato importantíssimo é este entrosamento que nos permite avançar pelo espaço na velocidade do pensamento, bastando que o grupo se concentre de modo uniforme.

Referendada a sugestão de voltar ao Brasil, solicitou que se imaginassem perante Jesus. Menos de um segundo depois, se encontravam sobre Brasília.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui