Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Qual é o jogo? -- 07/03/2004 - 00:39 (Manoel Carlos Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Qual é o jogo?

Podemos não saber exatamente qual é a jogada do governo ou da mídia neste episódio envolvendo jogo e corrupção. Sabemos apenas que nós, povo brasileiro, perdemos o jogo, sem estarmos participando da jogatina.
Há pouco mais de um ano, nós votamos contra o candidato de FHC na esperança de dias melhores.
Votamos na perspectiva de mudança radical das políticas públicas, notadamente a política económica.
E, desolados, vimos serem reafirmadas e aprofundadas as políticas do governo anterior.
É cópia de filme antigo; com um agravante: a cópia é muito inferior ao original.
O Prepone Lula e seus aspones conseguiram mais do que um mau governo, mais do que nos decepcionarem; conseguiram deixar-nos desesperançados.
O mal maior deste governo (ou desgoverno?) foi matar, temporariamente, a nossa esperança.
Mataram, temporariamente, nossa crença na organização popular para lutar.
Qual a novidade? qual a mudança?
A arrogante pretensão de interferir em outros poderes? a liquidação do que resta do património público? o descarado favorecimento do capital financeiro internacional?
Os sindicatos, quase todos, tornaram-se pelegos.
As ONG agora são, em sua maioria, Organizações Neogovernamentais.
E o que temos?
A fome, a carestia e o desemprego aumentaram.
A corrupção, o favorecimento de parlamentares em troca de apoio e a pressão descabida sobre opositores permanecem.
O próprio governo desrespeita o que resta de legislação de proteção ambiental.
Em síntese: temos um governo antipopular, antinacional e antidemocrático.
Até quando? Quando nós, povo brasileiro, assumiremos as rédeas do nosso destino?
Até quando ficaremos sem lutar? Mas, lutar para quê?
Lutar por um Brasil dos brasileiros para os brasileiros.
Para termos os frutos do trabalho para quem trabalha; a nossa terra para quem nela vive e produz; trabalho, comida, saúde e educação para todos; um processo de desenvolvimento com sustentabilidade sócio-ambiental; a garantia das liberdades individuais e o respeito às diferenças...


Manoel Carlos Pinheiro
http://www.agrestino.blogger.com.br/index.html
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui