Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62330 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50711)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140845)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6220)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->33. O TEMPO PARECE REFLUIR -- 30/01/2004 - 08:03 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Sobre a Alemanha, divisava-se quadro de enorme progresso, tanto no campo agropecuário quanto no industrial. As cidades não apresentavam resquícios de pobreza, embora muitas vibrações ruins se entrecruzavam, das quais não havia como escapar. Canalizavam-se por entre os tubos de aspiração exterior da bolha voadora e se purificavam com os recursos dos filtros energéticos nela instalados. Permitiam os mestres que os discípulos se engolfassem nessas tristes, nessas tremendas memórias de sofrimento e dor.

Não um só desejou que algum dos professores se pronunciasse, embora soubessem que muito daquilo se devia à derradeira grande guerra.

Foi Epaminondas quem fez as honras dos esclarecimentos:

— Vocês devem estar pasmos de que tanto horror perdure após mais de cinqüenta anos do término do conflito mundial. É que o sistema cármico não se liberou para todos e muitos são incapazes de compreender que o perdão existe para ser exercido, segundo Jesus, não sete vezes, mas setenta vezes sete. Os antigos criminosos de guerra, julgados e condenados pelos homens, tiveram penas muito brandas, uns porque foram baldeados para o etéreo de imediato, outros porque tiveram a regalia do suicídio, muitos pela fuga a países simpáticos à causa ou à riqueza nazista, como ainda os que permaneceram nas prisões sob custeio do Estado. Isso no plano material. À medida, porém, que aportavam deste lado, eram recebidos como monstros pelos companheiros de extensa vibração malévola, pagando desde logo os débitos. Não desejo estender-me neste ponto negro da história recente da humanidade. As mesmas características iremos encontrar noutras nações, ainda que vitoriosas sobre o inimigo estrangeiro, como os países da antiga União Soviética e muitos outros da Ásia. A visão atual do povo germânico mostra crescente preocupação com o emprego da juventude, porque a legislação está permitindo exagerada mescla populacional com a emigração mais ou menos indiscriminada de trânsfugas de outras nações de diferentes raças e credos religiosos. No entanto, a recordação da tragédia bélica se insinua nos corações de muitos, impondo-lhes o receio de nova catástrofe. Vou providenciar para que assistam a curtíssima projeção do que sucedia após os bombardeios dos aliados e um extrato da situação de Berlim quando chegaram as tropas russas e americanas de ocupação.

Na tela cristalina, que se formou naquele instante pela condensação fluídica, viram-se cenas dantescas em que os sobreviventes amontoavam as vítimas dos bombardeios e tocavam fogo nos corpos. Os restos dos edifícios em ruínas abriam clareiras enormes salpicadas de profundas crateras. E nada mais se viu.

Felícia solicitou que se mostrassem cenas em que os algozes eram os do Eixo Berlim—Roma—Tóquio. Apareceram campos de concentração, onde se amontoavam os cadáveres esqueléticos dos judeus mortos a fome e a doença. Escavaram-se fossas de onde emergiam os ossos calcinados dos cadáveres jogados nos fornos crematórios.

De toda parte surgiam rostos desfigurados a espreitarem o estranho veículo luminoso. Mas também se vislumbravam trabalhadores serenos, a pensar as feridas abertas nos perispíritos dos que dardejavam ódio.

Epaminondas concluiu:

— A visão terrestre contrasta violentamente com a etérea. Os encarnados receberam a missão da reconstrução material. Muitos empreendem a reconstituição mental e moral. Podemos contar com a fibra destes povos de pele clara, todavia, muito há para ser feito no campo puramente espiritual, dada a aspereza das concepções materialistas que resultaram na formação do caráter das pessoas que passaram a desacreditar das religiões, porque não foram capazes de conceber Deus no meio da fuzilaria da metralha e do estrondo do canhoneio. Querem visitar as estepes russas?

Um burburinho vibratório demonstrou que as explicações não foram suficientes. Fortunato se atreveu a representar o grupo dos descontentes:

— Não querendo retardar a marcha mas crente de que algo ficou obscuro, não poderia o mestre considerar as conseqüências espirituais do fato ter sido o obreiro povo alemão o elemento agressor? Não quero referir-me às invasões nazistas, cujas causas iremos estudar futuramente. Quero referir-me a ter sido nos laboratórios e nos centros de pesquisas científicas alemães que se elaboraram os planos para a construção da bomba atômica, finalmente ultimada na América para o pretenso efeito do encerramento das hostilidades.

Epaminondas não se impacientou. Ao contrário, aproveitou a oportunidade para estimular a curiosidade do pessoal, no sentido profícuo da averiguação da verdade:

— Os acontecimentos se entrelaçam irresistivelmente e todos os povos estão cada vez mais unidos no progresso e na desgraça. Se a realização de tão grave artefato bélico contou com o apoio de diferentes setores nacionais, notadamente aqueles que mantêm os poderes político e econômico, não será de esperar que contribuam decisivamente para a salvação do planeta? Notem que não estou respondendo-lhes diretamente a questão proposta. Esse ponto vocês elucidarão após meticulosa pesquisa de caráter histórico. O que me interessa ressaltar é o fato de que as estruturas das civilizações estão fundeadas sobre bases muito materialistas, segundo filosofia predominantemente pragmática. Por isso é que se dá valor a certos utensílios de uso comum, sem que se considerem os prejuízos que se acumulam e que deflagrarão o cataclismo universal. Seria ingênuo se não fosse capaz de evidenciar-lhes que existem muitas reações de caráter positivo, no sentido da frustração daqueles ideais de consumo tão irracionais do ponto de vista da natureza, o que inclui o organismo humano como prioritário, mas não único a ser salvaguardado. Não vamos deixar de lado, porém, a observação ecológica. Povos antigos significam destruição muito mais acentuada, quase total. No entanto, podemos ver que se restabelecem as florestas, mediante trabalho consciente de ordem integralmente científica. Isto quer dizer que muitos dirigentes das esferas espirituais superiores agem por aqui, dada a maior facilidade que encontram no intelecto acostumado ao raciocínio matemático, ao pensamento lógico, ao sentimento despojado dos interesses egoísticos, pelo incremento do nacionalismo exacerbado que se degenerou um dia e que ressurge mais moderado e mais temeroso das conseqüências sem retorno da deflagração de uma guerra nuclear total. Quem se apropriou atualmente dos dispositivos atômicos? Eis que a investigação ganha foros de maior universalidade. Vamos visitar as estepes russas?

Não se passaram mais do que dez minutos desde o início da visita à região central da Europa até que se viu a classe pairando sobre o solo gelado da Sibéria. Mas ninguém quis perder nenhum segundo comentando o que lhes parecia uma vitória sobre a antiga postura negativa.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui