Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62332 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50712)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140846)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6221)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->19. DEFINIÇÕES -- 15/01/2004 - 07:15 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Foi João quem solicitou dos professores permissão para expor seus pensamentos a respeito da visita terrena:

— Caros amigos, se estou bem certo do que vou dizer, parece-me que esta peregrinação por campos de vibração incompatível com nossos perispíritos não constava dos planos originais. Sendo assim, cabia ao grupo deliberar sobre que procedimentos seriam os mais diretos para a assimilação dos programas das diferentes matérias. Ao invés disso, recalcitramos, ou seja, pusemos obstáculos segundo as tendências de cada um. Por mim, devo afirmar que me concentrei no fato de ter realizado, em vida, pelos irmãos encarnados, os sacrifícios possíveis a quem desejou manter-se equilibrado e cônscio das obrigações. A impressão final que trouxe dos relacionamentos humanos é a de que as pessoas se deixam influenciar pelos sucessos de cada instante, sem se fixarem nas leis e diretrizes universais. Se estão bem, querem ficar melhor. Se estão mal, buscam apoio em quem lhes possa favorecer a cura. Depois que obtêm o com que se livrarem dos pesos, parece que se esquecem dos momentos difíceis e voltam a agir de acordo com o modelo anterior. Quando permanecem, como eu, por tempo demasiado longo encarnados, ficam deveras sensíveis com todos os atos contra os quais opuseram a força de seu caráter quando jovens e se desleixam da obrigação do trabalho ao nível de sua capacidade. Não preciso alongar-me nesse sentido. O que estou desejoso de demonstrar é que muitos de nós conservamos a fraqueza dos tempos de velhos, demorando para recuperar o aspecto mais saudável da maturidade. Além de uns doze companheiros, os outros mais parecem rebotalhos de espíritos...

Felícia fez menção de interromper, no que foi atendida pelo orador.

— É para revelar que somente após decidir-me por enfrentar os estudos é que fui recuperando a aparência robusta. Não compreendo como é que se dá o fenômeno da transformação física, mas sei muito bem que é a mente quem comanda todo o organismo perispirítico. Gostava de parecer anciã, pois me fazia sobremodo respeitada, porquanto, cá no etéreo, os cabelos grisalhos (que digo? — brancos —) concedem certa aura de sabedoria, que impressiona principalmente os recém-chegados. No entanto, os mestres, invariavelmente, se apresentam com toda a pujança da meia-idade, como a evidenciar que estão na luta. Enquanto virmos os parceiros de classe com essa decrépita contextura exterior, podemos contar que nos manteremos afastados da melhor disposição para o trabalho. Se nos apresentássemos aos mortais com tal aspecto, iriam fechar-nos nos asilos, de onde muitos de nós proviemos. E não adianta exagerarmos em muito prováveis mas pouco justificáveis razões de sofrimentos para além da capacidade da organização corpórea do final da vida. Sei que alguns...

João pediu para Felícia lhe devolver a palavra:

— Prezada irmã...

— Essa formalidade faz parte do conjunto das etiquetas dos provectos. Chamemo-nos uns aos outros apenas pelo nome.

— Felícia, vamos indispor-nos contra nós mesmos apenas na intimidade de nossas personalidades. A excessiva análise de como procedemos haverá de melindrar os que se encontram suscetíveis. Você acha que a descrição das deficiências do grupo será bem vista pelos leitores, quando lhes passarmos estas informações?

— João, tenho a certeza de que a verdade sedimentará a formação espírita dos que, propensos para a aquisição dos conceitos doutrinários, desejam progredir não apenas nos conhecimentos mas na sua aplicação evangélica, muito particularmente daqueles que estão, timoneiros, comandando o destino das embarcações em que navegam os humanos pelas turbulentas águas da civilização dita tecnológica, que se espoja no lodaçal do materialismo mais inconseqüente...

Foi a vez de Roberto manifestar-se:

— Felícia, a caracterização dos seres humanos não interessa a nós, enquanto desprovidos dos elementos das ciências que nos cabe estudar. Nem poderá vir a interessar os seus leitores...

— No entanto, Roberto, você patenteia a minha falta de habilidade na exposição dos defeitos que nos cabe apontar para que sejam eliminados. Sei que me dirá que, para o momento, as conclusões deveriam restringir-se ao exame da proposta que João deixou em suspenso, qual seja, a de que devemos interromper a visita ao orbe, para voltarmos imediatamente ao território guarnecido da colônia, sem os rompantes que nos trouxeram para cá. No entanto, os esforços dos professores em nos conduzir para esta importante pesquisa de campo deveriam surtir efeito, para o que proponho que realizemos a programação relativa ao Rio de Janeiro, para deliberarmos, em seguida, sobre a vantagem de prosseguir.

Epaminondas interveio:

— Quero apontar um fato que não passará despercebido aos leitores e que poderá provocar-lhes muita estranheza. Como apenas três ou quatro se dispõem a participar ativamente das discussões, vamos passar a impressão de que os demais se alheiam dos tópicos em debate e permanecem indiferentes ao que sucede ao grupo.

Imediatamente, a maioria desejou registrar a marca de sua contribuição, mas verificou-se que as vibrações se uniformizavam no sentido de que estavam concordes em se ponderar que a apresentação dos quarenta alunos, individualizando-lhes os procedimentos, segundo a personalidade de cada qual, iria transformar o compêndio em espécie de lista telefônica, sem acréscimos de monta.

Juvenal, um dos componentes da “maioria silenciosa”, resumiu o sentimento do grupo:

— Epaminondas simplesmente nos deu a deixa para firmarmos nas mentes dos leitores o princípio da economia do narrado. Estava eu preocupado com outro percalço possível: o da cansativa repetição das exposições demasiado técnicas, no momento de descrevermos os aspectos científicos de cada desgraça causada à natureza pelos humanos. Além desses, há outro de difícil superação, o das explicações infindáveis de como... Vou parar por aqui, para não dar o oneroso exemplo do que pretendia evidenciar.

Maria, que permanecera observando o rumo dialético das apreciações, não se conteve:

— Se é para demonstrar aos encarnados quantos cuidados estamos tendo para não ofendê-los, é melhor esquecer as querelas acadêmicas e as colocações eruditas e partir, de imediato, para as realizações práticas, ainda que o texto resultante se apresente falho, desconexo ou fragmentado. Vocês acham que as descrições dos ambientes contaminados e em vias de destruição vão trazer novidade para os leitores? Vejam que estamos preocupando-nos muito mais com a primeira atividade direta do grupo, postergando os estudos, que se constituem na essência do curso. Realmente, fomos convidados para ajudar na recuperação do paraíso terrestre. O mais é mero trabalho mediúnico de informação de que qualquer classe menos adiantada poderia encarregar-se.

Em seguida, a assembléia se dissolveu, pondo-se os monitores a serviço dos alunos, para as providências concernentes à iminente visita à região.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui