Usina de Letras
Usina de Letras
35 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62330 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50710)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140845)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6220)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->7. LEOPOLDO -- 03/01/2004 - 08:35 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

— Acomodem-se, por favor! — disse-lhes o orientador dos alunos novos, Professor Leopoldo, conhecido de ambos. A amabilidade da recepção refletia-se em gestos de pura simpatia, como se estivesse sumamente feliz pela visita. — Eu estava ansioso pela presença dos dois, porque temos de confirmar a programação do grupo em que se integrarão na qualidade de membros efetivos. Respondendo a uma interrogação permanente de Felícia, devo dizer que o tempo de estadia na nova condição não dependerá do currículo a ser cumprido mas da efetiva dedicação e do aproveitamento do conjunto dos alunos, como se formassem um único ser pensante e sensitivo.

— Não manteremos a nossa individualidade? — quis saber a senhora.

— Manterão e terão oportunidade de agir segundo a sua personalidade, o que lhes será muitíssimo agradável, porque terão ensejo de avaliar os progressos que estarão alcançando. Também, se tudo correr segundo o planejamento dos mentores da colônia, conforme recomendação expressa dos elementos de integração da esfera seguinte, a qual assume a responsabilidade dos trabalhos junto aos encarnados, através dos seareiros hospedados aqui, seguirão todos para a companhia dos seres mais perfeitos, após, é claro, um ou mais retornos ao campo denso da matéria terrena.

— Sinto que o tempo…

— Não creia, irmãzinha — antecipou-se Leopoldo —, que o tempo será qualquer empecilho para a realização do objetivo do Senhor, qual seja, o de que todas as criaturas se alçarão aos páramos da eterna felicidade, onde o transitório desaparece. Você se encontra sob a impressão onerosa de vida muito longa, cansativa, cheia de problemas quanto a arcar com o desgaste orgânico natural. Sua memória remonta a diversas atividades no campo da assistência aos sofredores daqui, de modo que sua formulação ideológica, quanto ao que seja o tempo, está presa a diversos fenômenos facilmente identificáveis como de restrição da liberdade de deslocar-se. Não queira entender-me completamente agora. Deixe-se envolver pelo interesse que vier a criar pelas atividades que deverá exercer…

— Posso interromper?

— Perfeitamente, embora não haja necessidade, porque irei respondendo às suas questões íntimas, à medida que as for formulando. Mas demonstre de viva voz o exemplo que desejou trazer para a palestra.

— Antes disso, quero saber se Rogério também usufrui o poder de ler em meu pensamento.

— Não de todo. Apenas quando você volta o seu desejo para mim, refletindo algo que tenha vontade de esclarecer. A sua intimidade permanece-me oculta.

— E quanto ao professor?

— Expressando-me bem francamente, devo dizer-lhe que, apesar de poder imiscuir-me em suas vibrações mais profundas, não no faço jamais, porque não têm nenhum interesse para mim. Cultivo a leitura pragmática no que respeita às tarefas que devo desempenhar relativamente à sua pessoa. Os seus sofrimentos, as suas dúvidas, o seu modo de ser, a sua personalidade espiritual, vamos dizer assim, não me acrescentariam nada, porque ultrapassei os limites pelos quais se circunscreve o seu ideal evangélico. É como o professor diante dos discípulos, no que diga respeito ao estudo das matérias do currículo.

— Não sei se ainda é oportuno dizer que o exemplo que manifestei o desejo de trazer é o da sensação de haver passado tanto tempo junto ao Governador.; ao sair, porém, tive a surpresa de verificar que não se passara mais do que um simples minutinho.

— Esse mistério haverá de ser um dos que serão elucidados pelos mentores. Vocês deverão passar pela secretaria, onde receberão todas as orientações quanto a horários e disciplinas, bem como o histórico de todos os componentes da turma, que será constituída de quarenta alunos. Deverão memorizar todas as informações dentro de três dias, depois dos quais voltarão para o seu lugar junto aos demais. Boa sorte!



Do lado de fora, Felícia, entre incrédula e surpresa, interrogou o antigo instrutor:

— Escute aqui, Rogério, que história é essa de se tornar meu colega? Não foi você mesmo quem disse que não se desenvolveu suficientemente no campo da moralidade? Agora vem com essa!

— Realmente, Felícia, temo que venha a me tornar um peso para o pessoal com quem iremos trabalhar. Se você aceitar, proponho-lhe que estudemos as tarefas juntos. Tenho a certeza de que me aproveitarei de sua experiência no campo das apreciações a respeito das personalidades dos companheiros. Afirmo-lhe, antecipadamente, contudo, que a minha existência nada conterá que lhe possa ser útil, a não ser pela orientação de como deverá tratar-me para facilitar o nosso relacionamento no porvir.

— Vamos começar imediatamente, pois não quero perder mais tempo preocupando-me com quimeras de ascensão etérea.



Quando passavam diante de longa parede de vidro, Felícia viu o reflexo de sua imagem. Sem dirigir o pensamento nem a emotividade ao companheiro, guardou para si a forte impressão de que rejuvenescera até a idade dos quarenta anos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui