Usina de Letras
Usina de Letras
181 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SÃO VICENTE DE PAULO E VOCÊ -- 10/09/2002 - 16:06 (José Marcos Ramos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No dia 27/09/2002 comemoramos o dia de São Vicente de Paulo seria bom divulgarmos este santo que é patrono de todas as obras de caridade no mundo.



Um pouco da história de São Vicente de Paulo e da Sociedade de São Vicente de Paulo.



Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581, no seio de uma família de camponeses, na cidade, de Pouy, região de Landes sul da França. Foi ordenado padre a 23 de setembro de 1600.Em um período da sua vida Vicente foi vendido como escravo a um ancião que era ao mesmo tempo médico e alquimista. Nesta época Vicente aprende Medicina. Depois de liberto criou as damas da caridade. Em Paris a obra das Damas da caridade reunia as mais destacadas senhoras do reino. Vicente as conscientizou das aflições da época, e as orientou em primeiro lugar sobre a visita aos enfermos nos hospitais. Os hospitais naquela época não eram bastante numerosos. Viviam superlotados, as mais elementares regras de higiene não eram respeitadas. Às vezes, vários enfermos dormiam num mesmo leito. Então junto com Luísa de Marilac, Vicente funda a congregação das filhas da caridade também chamada irmãs de São Vicente de Paulo, em 1633. Já em 1625, havia fundado a Congregação da Missão ( irmãos e padres popularmente chamados de "lazaristas" ou "vicentinos". O Padre Vicente de Paulo foi proclamado santo pelo papa Clemente XII, a 16 de junho de 1737 e declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja católica, em maio de 1885.

Em 1833 um jovem universitário da Universidade de Sorbone, em Paris, Antônio Frederico Ozanam, fundou junto com cincos companheiros universitários sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, a sociedade São Vicente de Paulo. Sentiam, primeiramente, a necessidade de dar testemunho de sua fé cristã, mais por atos que com palavras. Consideravam como seus irmãos os infelizes, quaisquer que fossem eles e a espécie de seu sofrimento. Neles viam o Cristo sofredor. Amava-os como homens e como filhos de Deus. Neles reconheciam a dignidade de homens confrontados com o mundo e suas misérias, e também a dignidade daqueles aos quais, em primeiro lugar, é dado o Reino de Deus.

Desde que entraram em contato pessoal com os pobres, perceberam que a caridade é inseparável das exigências da justiça. Na medida a seu alcance, reivindicaram-na para os pobres. Mas, se nem sempre é possível obter justiça aqui na terra, quiseram fazer, ao menos, o que dependia deles próprios, simples estudantes: dar, pessoalmente, aquilo que o mais pobre pode dar, a partilha do seu tempo, de seus modestos recursos, de sua presença, de seu diálogo, e tudo o que pode ser feito para tentar ajudar eficazmente. Partindo daí, pareceu-lhes que para compreender os pobres é preciso primeiramente ser pobre com eles.

A SSVP chegou ao Brasil em 1872 e neste ano comemoramos os 130 anos da SSVP..

A Sociedade de São Vicente de Paulo, é uma organização católica, sem fins lucrativos, que tem como principal missão a santificação de seus membros através da prática da caridade.

De âmbito internacional, a SSVP se faz presente em mais de 130 países. No Brasil, são aproximadamente 300 mil membros conhecidos como vicentinos, que procuram através da oração, da meditação da Sagrada Escritura e da fidelidade aos ensinamentos da Igreja, ser testemunhas do amor a Cristo, principalmente nas relações com os mais desprovidos.



Unidos entre si pelo espírito de pobreza e partilha, os vicentinos reúnem-se semanalmente em pequenos grupos chamados Conferências para além da partilha da Palavra debater e propor soluções para os problemas de seus assistidos.

Mas a essência desse trabalho dá-se na visita domiciliar às famílias assistidas. Nenhum vicentino, nem mesmo os dirigentes, estão isentos desta tarefa. E na visita que o vicentino deve ver Jesus Cristo no pobre, fazer-se pobre, ouvir suas queixas e descobrir suas esperanças, rezando e meditando o Evangelho.

SENHORA DAS VIRTUDES

A caridade é, sem dúvida senhora das virtudes. Quem consegue vivenciá-la em sua vida, estará exercitando outras tantas virtudes, tais como: humildade, mansidão, justiça etc.

A caridade é o grande trunfo do vicentino, para alcançar a sua santificação e também arrebanhar muitas almas para o Reino de Deus.

NÃO ENTERRE SEUS TALENTOS

Às vezes, a agitação da vida faz-nos desatentos diante das coisas de Deus. Ficamos surdos, cegos, insensíveis e esquecemos que fomos chamados à uma missão, carinhosamente idealizada por Deus. Recebemos os talentos para tal mas, às vezes, os enterramos.

Na SSVP, nas pastorais, nos movimentos religiosos, você terá a oportunidade de multiplicar os talentos. Portanto, lance mãos deles e use-os para a Glória de Deus.

NA SSVP NÃO É SÓ TRABALHO

Na família vicentina temos também outras atividades. Aqui promovemos passeios, gincanas, confraternizações, esportes, tudo feito com o maior espírito cristão.

A SSVP é composta de jovens, crianças, adultos e idosos, todos unidos por laços de uma amizade sadia e abençoada por Deus.

Os vicentinos sempre encontram motivos para estarem juntos, seja no trabalho, na oração, no estudo ou no lazer.









José Marcos Ramos (jramos@hc.ufmg.br)



* José Marcos Ramos é, membro da Conferência São Gonçalo do Amarante e Assessor de Comunicação do Conselho Particular Santos Anjos da Guarda.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui