Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Poesias-->Cordel do Manifesto Comunista -- 11/06/2006 - 00:52 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cordel do Manifesto Comunista é sucesso no Brasil

por: rodrigo apolinário



Da redação



O Cordel do Manifesto Comunista (editora Alfa-Omega), escrito pelo cordelista paraibano Medeiros Braga, tem por base a primeira teoria revolucionária da história, escrita por Marx e Engels. É um trabalho que tenta popularizar, tornar de mais acessível compreensão, uma obra conhecida como um tratado político de maior influência mundial. Mais conhecido como Manifesto Comunista ou Manifesto do Partido Comunista, este documento foi escrito em 1847 e lançado em vários idiomas a partir de 1848. Por mais de século e meio, portanto, o Manifesto continua sendo lido, hoje, por leitores no mundo inteiro.

Este cordel mostra, baseado no documento original, a existência da luta de classe, escondida sob os tapetes da história.; a supremacia burguesa sobre o feudalismo.; o estabelecimento do sistema capitalista com seus renovados meios de produção e troca, e a avassaladora e sempre crescente exploração dos trabalhadores, que ocorre pela manutenção do processo de acumulação.

Dessa forma, transformado em instrumento de conscientização política, o cordel traz à tona um conteúdo capaz de efetivar os seus objetivos nas informações do processo histórico, sobretudo, a partir da Idade Média com o aparecimento e a consolidação da classe burguesa, o descobrimento de novas terras e a sua colonização, seus novos mercados, a necessidade de modernização dos meios de produção, dos transportes com embarcações motorizadas e o trem de ferro, bem como, o invento do telégrafo e o aperfeiçoamento da divisão social do trabalho.

Medeiros Braga reafirma a sua crença marxista-leninista. Com o dom de autêntico artista do povo leva, aos trabalhadores do Brasil, os ensinamentos de Marx e de Engels expressos neste trabalho em verso.

O livro foi exposto e o mais vendido na última feira de livros da Universidade de São Paulo (USP), além de ser solicitado pela Biblioteca Nacional para ser divulgado pela instituição. “Iremos lançar o livro também na 1ª Bienal Nacional do Livro da Paraíba que acontecerá de 20 a 28 de Maio em João Pessoa ”, concluiu o autor.



Você pode adquirir o livro pelo site: www.alfaomega.com.br

E-mail do autor: medeirosbragab@bol.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui