Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->UM COMETA USINEIRO -- 14/12/2003 - 21:35 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM COMETA USINEIRO

Entre 2001 e 2002 passou pela Usina de Letras um cometa brilhante. Somente com dois trabalhos publicados [Sonho, amor e beijo - O dia seguinte] em 2003 neste site, hoje, foi brilhar em outros saraus o grande poeta GUIDO CARLOS PIVA. Recebi com tristeza a notícia nesta tarde de chuva e neve em pleno coração de Manhattan. Fico feliz ao ver tantas homenagens sendo feitas em diversos sites reconhecendo seu valor literário e reavivando a sua poesia para os que ainda não tiveram o prazer de desfrutá-la. Assim perpetua a poética de uma voz que nasceu para cantar a vida, a morte, a razão de ser, o dia-a-dia de São Paulo, mais precisamente Mooca, dentro de sua própria pessoa ou figurado no PIMPINELLO RIZONI, Poeta macarrónico ítalo-paulista, O poeta da Mooca.

Na sua lírica ele festejou a morte do poeta num belíssimo poema:
A escrivaninha é solitária./Bolotas de papel em solidão./Restos de um poema/abandonado,/escorrem os seus versos pelo chão. Para explodir no final com uma afirmativa certeira: O canto se eterniza./O sonho se ascendeu.O poema é imortal./Só o poeta que morreu! (in A morte do poeta). Mas eu prefiro ler e reler o som repetido, insistente, contundente de: Penso, caminho, penso.../passo a passo, outra praça passo,/barrigas gordas estão em fila,/placentas flácidas estouram fáceis! (in Travessia e funeral) um magnífico poema que faz gente pensar, repensar, rever a vida com outros olhos.

Contudo não foi só de morte que viveu o nosso menestrel. Somente aqui no Usina podemos desfrutrar de uma rica e variada obra em artigos, contos, crónica, frases, erótico e poesia, muita poesia. Vale a pena conferir a página do poeta e curtir com ele a sua filosofia de vida: Não fosse a poesia,/todo amor seria meio!/Nele existiria.../uma dose de receio! (in Não fosse a poesia)


© Fernando Tanajura Menezes



































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui