Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Culpada foi a bossa-nova -- 15/02/2001 - 19:47 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


SPIEGEL ONLINE

Trad.: zé pedro antunes



Com o sucesso "Culpada foi a bossa nova", do dia para a noite ela conquistou os teens alemães e o sucesso mundial. Caída no esquecimento, desprezada pela mídia e redescoberta recentemente pelos DJs, a cantora MANUELA morreu de câncer aos 57 anos, na última terça-feira, em Berlim.



O comunicado do falecimento foi feito no dia seguinte por Klaus Dittmer, irmão da cantora e seu último empresário. De operária de fábrica, Manuela saltou para o estrelato, tendo-se tornado mundialmente conhecida, em 1963, pelo hit "Culpada foi a bossa nova", que fez dela uma das maiores estrelas da cena pop alemã dos anos 60 e 70.

Doris Wegener, esse o seu nome verdadeiro, paralelamente ao trabalho como soldadora numa linha de montagem, tomou aulas de canto e começou a carreira apresentando-se, como tantos outros cancionistas e cantores de Berlim, em casas noturnas com música ao vivo.

Com suas citações musicais ao gosto do público universitário, alegres canções pop cheias de ingenuidade, tal como Drafi Deutscher na mesma época, Manuela transformou-se em ídolo dos teens alemães. Até o início dos anos 70, emplacou ainda vários outros sucessos como "Ich geh noch zur Schule" [Eu ainda vou à escola], "Küssen unter dem Regenbogen" [Beijos sob o arco-iris], "Monsieur Dupont" e "Prost, Onkel Albert" [Saúde, Tio Albert].

Nos anos 90, sobretudo com os DJs se voltando novamente para as relíquias do pop alemão, Manuela foi redescoberta. Antes disso, por anos a fio, foi deixada de lado pela mídia de um modo geral. O motivo: a declaração pública de que um jornalista, crítico de música, tentara suborná-la para que ela pudesse conquistar espaço na TV. Assim, percorreu o país com apresentações que se deduzem precariamente remuneradas, pois não puderam evitar que os seus últimos anos de vida fossem marcados por dificuldades financeiras.

No ano passado, saiu um CD com seus maiores sucessos. Um álbum, já inteiramente gravado, "espera ainda na gaveta", é o que afirma Dittmer.

Em agosto passado, Manuela foi operada de um câncer no palato. A radioterapia que se seguiu à operação não pôde deter o avanço da enfermidade.



Nota do tradutor:



Traduzimos literalmente o título da canção "Schuld war nur der Bossa Nova". Uma curiosidade: o ritmo brasileiro ganhou, em alemão, a classificação como substantivo masculino, em concordância ideológica certamente com o substantivo masculino "der Rythmus".

Minha memória musical tenta recuperar um dado um tanto apagado, de uma versão para o português desse sucesso de Manuela. Algo assim como: "como é boa a bossa-nova / para se dançar".

Tento imaginar a capa daquele compacto duplo, famoso na época, com Manuela interpretando ainda, além do seu maior sucesso, um curioso arranjo pop para "Ave Maria no Morro", de Herivelto Martins, em mais um apelo direto ao público brasileiro,



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui