Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->E quem disse que cultura só se adquire na Universidade? -- 28/08/2002 - 12:59 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O grande problema, amigo Domingos, é que estamos analisando a questão de forma equivocada, limitando o acesso ao conhecimento, à cultura, ao espaço físico das Universidades. Você disse que pra governar uma grande nação como o Brasil o estudo ajuda muito. Concordo plenamente. E quem lhe disse que é somente na Universidade que alguém pode “estudar”? Porventura se Lula quiser saber sobre economia e comprar livros dos melhores autores na área, e assim o fizer em relação aos demais assuntos, ele terá menos conhecimento do que quem senta nos bancos universitários? É óbvio que não, caro Domingos.



Sou estudante do chamado nível superior e sei que a grande diferença, e não é a essencial, é que na universidade você estuda de forma sistemática, gradual, obedecendo a critérios didáticos de acordo com as diretrizes acadêmicas de cada curso. Por exemplo, se alguém comprar um livro que trate de fonética e fonologia e ler com todo o interesse possível, será que o seu conhecimento do assunto será menor do que se estivesse cursando Letras? Temos que concluir que não. Daí a conclusão óbvia de que Lula não tem menos cultura ou conhecimento que os demais candidatos apenas porque nunca estudou em universidade.



Infelizmente a sociedade discrimina quem não pode apresentar um diploma, cuja importância no exercício de algumas profissões é nula, como já vimos. Além do que é ingênuo e preconceituoso concluir que alguém sem nível superior formal, pela posse de um diploma, necessariamente tem um nível inferior de conhecimento e cultura, como já afirmou sobre Lula um usineiro dos mais radicais no ódio anti-Lula.



O único critério que aceito para diferenciar pessoas em relação ao curso superior é o de autoridade e presunção do saber que ele confere a quem o possui, mais em função do valor social e simbólico -- a sociedade privilegia o status de um “doutor”, do que pela efetiva riqueza cultural dos que conseguem um “canudo”.



Creio que essas considerações servem pra dissolver a imagem de asno e defensor da anti-cultura, como afirmou sobre mim um leitor através de e-mail.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui