Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SETE OU OITO -- 26/10/2003 - 10:08 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Eu não me recordo se estava naquele dia completando sete ou oito anos. O que me lembro bem foi que fiquei vendo todo o preparativo da festa. Beliscando uma coisa ou outra, levando uns petelecos e correndo de um lado para o outro feliz da vida.
Afinal era a aniversariante. Aquele dia era inteiramente meu. Minha mãe não saía da volta do fogão preparando os quitutes.
Era tão gostoso quando os convidados chegavam. Tantas crianças, brincadeiras. Ah! Nestas horas eu nem pensava mais em comer, já estava enjoada de provar uma coisa ou outra; além do mais não queria perder um minuto. Era a hora das brincadeiras, do pega-pega, do pique, do passa-anel, de saltar amarelinha, de dançar em roda. Tantas brincadeiras mais.
Guaraná caçulinha! Toda vez que vejo uma festinha infantil eu me recordo do sabor daquela guaranazinha.
Era um tempo bom demais para se perder, era o tempo das ilusões.
Pois bem, neste dia eu fiz uma travessura e tanto. As pessoas da família nunca esqueceram.
Não sei porque cargas d´água eu fiz aquilo.
Estava tudo bonitinho. Não era como as festas de hoje em dia. Era uma coisa bem mais simples, mas os comes e bebes eram fartos; havia sucos coloridos além dos guaranás.
Minha mãe sempre foi caprichosa e enfeitava a sala e a varanda com muitas flores, toalhas de crochê. Ela encerava o chão e o deixava brilhando como um espelho. Não se importava que depois iriam sujar tudo. Ela queria que quando as pessoas chegassem encontrassem tudo numa lindeza só.
A hora da festa de aproximava e os convidados logo chegariam.
Então eu aprontei uma arte danada de feia. Eu me escondi embaixo da cama e demoraram em me encontrar. Foram uns primos que me acharam lá e eles insistiam muito para que eu me levantasse e fosse receber os parabéns de todos.
Sem a aniversariante a festa não podia começar. Não tinha sentido.
Eu me recusava a sair dali e como era o dia dos meus anos, minha mãe não queria ralhar comigo. Meu pai nem apareceu no quarto.
Os primos e primas me puxavam. Minha doce mãezinha Lina me agradava e tentava me levar para a sala.
Com muito tato e muito carinho ela conseguiu me arrastar para lá e os convidados me receberam com tantos beijos e abraços. Logo eu já havia me esquecido que tentara me esquivar da festa.
Não me recordo o que levou a agir daquela forma, mas não esqueço o cheiro de festa que existia no ar, os bolos que minha mãe preparava de uma forma tão diferente. Ela colocava-os em panelas e colocava brasas sobre as tampas para cozinhar a massa e ficavam uns bolos tão saborosos.
O sabor e o cheiro ficaram impregnados em mim, como o gosto dos docinhos que ela fazia e enrolava passando no açúcar. Recordo-me que depois os colocava para secar ao sol.
Estas lembranças parecem carícias ao meu coração. Quando ele está machucado eu consigo trazer aqueles dias para os dias de hoje e a menina vem acariciar a mulher madura. Na verdade a mulher guardou no peito os sonhos da menina e ela ficou morando num ninho que nunca se desfez.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui