Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Será que ainda vamos usar meias contra resfriado? -- 08/02/2001 - 18:32 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ou: Pílulas que saem das roupas de baixo



Annette Bolz (SPIEGEL ONLINE, 07/02/2001)

Trad.: zé pedro antunes





Tecidos revolucionariamente impregnados devem espantar o cheiro de suor, repassar medicamentos à pele e perfumar os tecidos. Depois de 50 lavagens, no entanto, acabou-se o que era doce.





No futuro, será que ainda vamos usar meias contra o resfriado? Ou vestir camisa contra picadura de mutuca? Possível, respondem os cientistas especializados em têxteis pelo menos. Substância recém-desenvolvida, uma patente do Centro Alemão Nord-West para Pesquisa em Têxteis (DTNW) deve modificar de tal forma os tecidos, que eles, lentamente, possam repassar medicamentos à pele.

Parece açúcar candy e chama-se cyclodextrin, mais exatamente: mono-chlor-triazenyl-cyclodextrin, derivada de glicose. Para que o têxteis fiquem impregnados, as firmas produtoras simplesmente mergulham os tecidos numa solução. Depois disso, as peças de roupa só têm de ser fervidas um pouco: "Vamos aconselhar 5 minutos a 140 graus Celsius", é o que afirma Dierk Knittel, do DTNW, que desenvolveu a substâcia.

Nas roupas, ela deve ter então o seu efeito desdobrado: "É uma molécula redonda, com um espaço vazio em seu interior. Assim, outras moléculas podem ser assimiladas", explica Knittel, "medicamentos, por exemplo, ou perfume."

"Iodo também pode ser, e nicotina também daria", diz o responsável pela descoberta. Poder ser ou não introduzida no vestuário fica na dependência apenas do tamanho da substânica.

Mesmo os tecidos do próprio corpo podem assimilar o anel de cyclodextrin - e, assim, acolher o cheiro do suor: "No suor, a pele produz toda sorte de coisas. Segundo Knittel, "tais produtos são devorados por bactérias, que, a partir deles, eliminam substâncias malcheirosas".

Seu talco-anti-suor "simplesmente absorve o alimento das bactérias", já que as moléculas de suor produzidas pelo corpo migram para o anel de cyclodextrin. Se as bactérias não encontrarem alimento, tampouco vai se produzir o mau-cheiro desagradável.

O cyclodextrin não forma um composto químico com a substância absorvida. Moléculas de água podem expulsá-la facilmente da cavidade que a retém. No caso dos medicamentos, por exemplo, a umidade da pele trata de fazer com que as suas substâncias cheguem lentamente até a pele.

O mesmo mecanismo de deslocamento funciona também na máquina de lavar. Vale tanto para o suor como para os perfumes. O próprio cyclodextrin permanece no tecido ao longo de 50 lavagens. Depois perde o efeito.

Dois produtos já se encontram no mercado: roupas de cama anti-suor e um ursinho de pelúcia. O fofinho pode ser apreciado na Feira de Brinquedos de Nuremberg, e libera uma substância perfumada ao ser tocado por mãos suadas de crianças. "Mas os pequenos podem melar o bichinho terrivelmente também", diz Knittel. Em seguida, escancara uma risada: "Aí, ele começa a exalar um cheirinho gostoso novamente."



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui