Usina de Letras
Usina de Letras
271 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->O gene de Deus -- 09/04/2007 - 14:56 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O biólogo molecular Dean Hamer, chefe do setor de estrutura genética do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, afirma que "a necessidade de cultuar Deus está carimbada em nosso DNA".

Entrevista de Dean Hamer

O biólogo molecular Dean Hamer causou frenesi entre os cientistas e religiosos ao afirmar no livro "O gene de Deus", que a fé pode ser medida e está definida no código genético. Ele deu a seguinte entrevista ao jornal Correio Braziliense - Revista do Correio, 8/4/2007, pg. 25:

O que levou o senhor a buscar a existência de Deus no DNA?

Eu sentia que faltava na ciência experimentos sobre essa idéia. Não acho que Deus faça parte do DNA, mas a nossa predisposição a acreditar nele pode fazer.

Como o senhor define a espiritualidade?

Nós a definimos com um teste específico chamado Robert Cloninger, que foi quem desenvolveu (faça o teste, abaixo). Ele analisa aspectos das relações interpessoais baseado principalmente nas experiências psicológicas do passado, como a habilidade de você se desligar durante, por exemplo, o trabalho ou um jogo. Outro é a interconectividade, ou seja, se sentir ligado às outras pessoas e a tudo que há no universo. O terceiro aspecto é acreditar em milagres.

Qual seria o gene específico envolvido nesse processo? Todos os seres humanos o carregam?

O gene se chama BMAT2 e todo mundo o tem. Quer dizer que todos têm o "passe" para a espiritualidade, mas algumas pessoas têm uma versão levemente diferente dela. Claro que a expressão dessa espiritualidade pode mudar com o passar do tempo. À medida que a pessoa cresce, esse lado espiritual pode aumentar ou diminuir, mas o DNA estará sempre lá.

De acordo com seu raciocínio, uma pessoa poderia ser quimicamente incapaz de desenvolver a fé?

Não, eu não acho que ninguém seja inapto, mas para algumas pessoas é mais fácil ter fé.

A espiritualidade é hereditária? Ela pode ser desenvolvida?

Sim, por ser genética, é por definição hereditária, mas não é simples como ter o cabelo castanho ou loiro. Então não dá para olhar para os pais ou avós de alguém e dizer se ele vai ser uma pessoa espiritual, é muito mais complexo. É possível para uma pessoa desenvolver o senso de espiritualidade. Por exemplo: se uma pessoa começa a meditar, isso aumenta o nível de autotranscendência. Ela foi procurar aquilo por causa do seu gene, que busca ambientes onde possa ser estimulado.

Como o senhor explicaria o fato de hoje em dia as pessoas estarem se envolvendo com mais de uma religião ao mesmo tempo?

Eu acho que é porque as pessoas estão buscando algo que satisfaça suas necessidades espirituais e têm religiões que não oferecem isso. Muitas religiões têm sido dogmáticas e não espirituais.

O senhor é uma pessoa religiosa? Tem alguma religião?

Não, eu sou muito espiritualizado, não religioso.


Teste: Quão espiritual você é?

Abaixo, questionário criado pelo psiquiatra americano Robert Cloninger, da Universidade de Washington. É uma adaptação da escala de autotranscendência usada por Dean Hamer em seu estudo (Revista do Correio, 8/4/2007, pg. 27).

Assinale o verdadeiro (V) ou falso (F):

1. ( ) Freqüentemente me sinto tão ligado às pessoas à minha volta que é como se não houvesse separação entre nós.

2. ( ) Costumo praticar ações para proteger o planeta, os animais e plantas em extinção.

3. ( ) Sou fascinado por muitas coisas da vida que não podem ser explicadas cientificamente.

4. ( ) Costumo ter flashes inesperados, revelações e insights quando estou relaxado.

5. ( ) Às vezes me sinto tão conectado à natureza que tudo parece ser parte de um só organismo vivo.

6. ( ) Acredito ter um "sexto sentido" que me permite antever o que vai acontecer.

7. ( ) Algumas vezes me sinto como se fizesse parte de algo sem fronteiras entre tempo e espaço.

8. ( ) Freqüentemente me chamam de "distraído", pois fico tão envolvido com o que estou fazendo que perco contato com todo o resto.

9. ( ) Sinto uma forte unicidade com as coisas que me rodeiam.

10. ( ) Tenho aprendido a confiar em meus sentimentos e instintos mais do que minhas razões lógicas.

11. ( ) Sinto conexão espiritual e emocional com todos ao redor.

12. ( ) Quando me concentro em algo, perco a noção do tempo.

13. ( ) Já fiz sacrifícios pessoais para fazer do mundo um lugar melhor, como tentar impedir a guerra, a pobreza e a injustiça.

14. ( ) Tive experiências que deixaram claro o meu papel na vida.

15. ( ) Acredito já ter tido algum tipo de experiência extra-sensorial.

16. ( ) Em momentos de alegria, tive a sensação de unicidade com tudo o que existe.

17. ( ) Quando olho para uma coisa comum, algo maravilhoso acontece. Tenho a sensação de estar vendo aquilo pela primeira vez.

18. ( ) Amo sentir o perfume das flores na primavera tanto quanto ver um velho amigo.

19. ( ) Com freqüência me dizem que vivo em outro mundo porque estou alheio ao que ocorre ao meu redor.

20. ( ) Acredito em milagres.


Marque 1 ponto para cada resposta verdadeira e zero para cada resposta falsa.

14 pontos ou mais: Você é altamente espiritual,um verdadeiro místico.

12-13 pontos: Você possui consciência espiritual.

8-11 pontos: Espiritual médio, como a maioria das pessoas. Você pode desenvolver uma vida mais espiritual se desejar.

6-7 pontos: Você faz o tipo ver para crer. Tem pouca fé.

1-5 pontos: Você é altamente cético, não acredita em nada que não possa ser provado. É resistente a desenvolver a consciência espiritual.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui