Usina de Letras
Usina de Letras
184 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50662)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ciro Gomes, um déspota esclarecido -- 14/08/2002 - 10:21 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Considero-me uma pessoa razoavelmente bem informada, por isso às vezes tentado a avaliar meus conhecimentos políticos além do seus limites reais, contudo creio estar certo quanto à omissão da mídia no enfoque dado ao modo arbitrário como Ciro Gomes impediu, no auditório da UNB, que um estudante negro se manifestasse quando o candidato afirmou ser contra a lei que estabelece quota de vagas para estudantes negros.



Sem entrar no mérito dessa questão (sou negro, universitário da UFPA e sempre estudei em escolas públicas), o que mais me chamou a atenção foi a não percepção pela imprensa, escrita, radiofonada e televisionada, de um padrão de comportamento de Ciro Gomes que indica como seria o tratamento dispensado por ele aos interlocutores que dele venham a discordar: a mudez total ou a contraposição imediata à afirmação que lhe desagrade.



O primeiro caso é perfeitamente explicitado no episódio da UNB; Ciro simplesmente impediu que o estudante negro falasse, alegando que as regras do evento não previam tais participações. Ora bolas, regrinhas medíocres são mais importantes, mais dignas de respeito e observância do que a imprescindível existência do contraditório, do esclarecimento, do tirar dúvidas, em um evento no qual um candidato ao cargo mais importante da Nação esteja expondo suas propostas de governo?!!!



A segunda evidência do autoritarismo truculento de Ciro veio à tona, melhor, ao ar, literalmente no Jornal do SBT, na noite de segunda, 12.08, quando Hermano Henning perguntou a ele o que tinha a comentar sobre o apoio de Tasso Jereissat, um dos principais nomes do PSDB, à sua candidatura. Imediatamente Ciro contrapôs à pergunta a afirmação de que aquela notícia era exclusiva do entrevistador. A velha tática de quem foge da raia: “você é que está dizendo...”



Em sua defesa, Hermano enfatizou que não era dele a informação, mas de toda a imprensa. Ciro não respondeu.



Para o desalento dos que pretendem votar em Ciro Gomes, o seu lado autoritário, que não admite vozes contrárias, dá-nos a nítida impressão de que, uma vez eleito, o único conselho a que recorrerá para governar o país será o seu próprio -- coisa típica de ditadores, déspotas e tiranos, ou na ordem inversa, em respeito à História.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui