Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A FOME -- 16/08/2003 - 17:51 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A FOME

Entro num restaurante na Praça da Bandeira, peço o prato "carioca", que e´ composto de bife, arroz, ovo e batata frita. A vida anda dura e confesso que por vezes tenho medo de faltar-me os recursos de sustento. Tenho me virado em mil para ganhar dez.
Creio mesmo que Jesus tem me ajudado a ganhar esses dez e caminhar essas mil léguas. Meu destino tem sido o de um romeiro da metrópole em busca de achar um porto seguro. O dinheiro curto fez-me pensar num russo, que não tenho certeza do nome, que escreveu um livro chamado Pão. Estava com esses pensamentos quando um rapaz, vestido de modo simples e portando uma bolsa nas costas me pediu comida, dentro do restaurante. Olhei em volta, vi que tinha gente menos preocupada e comendo pratos mais caros que o meu e perguntei-me porque o rapaz veio direto a mim.
Sentou-se do meu lado.
Eu já´ havia posto o bife, arroz, feijao e alguma batata no meu prato. Dei-lhe a outra parte que ainda restava na bandeja, mas não lhe dei a água mineral, que ele olhou de forma sorrateira. Não quis demonstrar muita bondade, porque poderia ser contraproducente. Fiquei pensando na situação inusitada do sujeito pedir comida a um cliente do restaurante e não ao dono ou gerente. Era um jovem, dizendo estar desempregado. Eu ali, dividindo meus limites com ele.
Terminei de comer pensativo nesse acontecimento.
E pedi a Deus que nunca me deixe chegar na situação daquele rapaz.
Fiquei triste pensando porque ele me escolhera e não a outro.
Impossível, mesmo dentro de um restaurante, fugir a indignidade desse pais, que comercializa a vida e a integridade humana a um preço sórdido e a uma covardia sem par.
E parece que só´ eu me incomodo com isso.
Deve ser porque sou estrangeiro.

08/07/2003



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui