Usina de Letras
Usina de Letras
93 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50687)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6213)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A menina e a pedra -mscx -- 03/08/2003 - 13:52 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Menina e a Pedra. Autora: Rossana Alencar Xavier. Impressione Graff: 175 pgs. Fortaleza-Ce/2003
por:Maria do socorro Cardoso xavier

Li de um só fólego o livro de poemas, tão esperado, "A Menina e a Pedra". A autora, minha prima, da capital alencarina, herdeira deste nome consagrado, nas letras brasileiras, pelo romancista José de Alencar.
Fui descobrindo na leitura deste peculiar livro de poemas, a Rossana, a menina-moça sensível e apaixonada, acalentada pelo amor e pela adrenalina da paixão.
Não obstante, apesar de jovem, faz reflexões, a partir das crises existenciais que leva o ser humano a se interiorizar, somatizar o contraditório dos sentimentos. Desta forma, coadjuvante do crescimento espiritual. Após este ruminar - urge uma expressão em gestos ou palavras, que traduzam os estados d´alma.
Rossana, como os poetas - possuidora do dom divino do verso - expõe e expõe-se cantando um sentir, um viver primaveril, muitas vezes com um olhar adulto, maduro sobre o proceder humano e a própria fatalidade.
Herdeira não só da verve poética dos seus ancestrais, é autêntica representante daqueles valores éticos, mesmo pertencendo a um outro contexto histórico.
A mulher jovem, madura, a anacrónica, a moderna, a pós-moderna será sempre mulher. Por mais que a globalização, tente aplainar, reduzindo-a a um padrão que se adeque aos novos tempos, tal a emancipação feminina e outros modismos - deturpe e desvirtue, a mulher sempre carece de um amor, um grande e belo amor - de noites enluaradas e serenatas na madrugada, ao cantar do galo.
Feliz da mulher que ainda tenha saudade de um idílio amoroso, a lembrança do seu primeiro namorado e do primeiro beijo roubado. Num bucolismo ingênuo daquela menina mulher do passado.
Rossana: gostei de teus poemas. Até me identifiquei em muitos deles. Em alguns poemas, parece o meu estilo. Orgulho-me em saber que não estou só na poesia. Mais um poeta que descubro na família. Tua bisavó, Eulália Martins Cardoso Sampaio - trazes a veia poética dos Cardoso. Dos Alencar pelo lado da tua mãe. Somos parentas pelos dois lados: Os Cardoso e os Xavier.
Senti a sinceridade e espontaneidade nos teus versos de mulher jovem, sonhadora, sendo realista ao mesmo tempo. A poesia é para ti é algo inerente ao expirar e inspirar do dia a dia. É o oxigênio que te vivifica, tentando ressuscitar o Amor. O amor inesquecível. O romantismo que nunca morre na mulher.
Não ficas por aí. Clamas por paz, esperança, amizade, neste mundo carente de verdadeiros elos. Acreditas na emoção da felicidade, apesar das mágoas do caminho.
Somos mensageiros dos deuses- e até tens nome de princesa itálico-moura medieval.
Prossiga, tens muito a crescer neste mister, estás estreando, palmilhando o caminho certo.
Parabéns, grande e afetuoso abraço, beijos da prima que guarda teu livro no arquivo do coração maria do socorro Cardoso xavier.
A seguir, um poema de Rossana, no livro:

O Seu Sorriso

O seu olhar transmite
Firmeza e fragilidade
No mesmo compasso
De sua grandeza
Como um ser vibrante
E apaixonante
Num único olhar.
O seu sorriso se traduz
Na mais bela sintonia
Onde a música clássica
Se mistura
Às fases da lua
Numa mesma nota.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui