Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->LIÇÕES DE ONTEM E DE HOJE -- 08/07/2003 - 21:54 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIÇÕES DE ONTEM E DE HOJE


Filemon F. Martins


Embora pequeno, talvez com uns dez anos de idade, eu ouvia o meu avó falar e me recordo de muita coisa. Meu avó paterno GASPARINO FRANCISCO MARTINS nasceu, cresceu e constituiu numerosa família, na cidade de Ipupiara, interior da Bahia. Naquela época nem era cidade, era apenas um distrito com o nome de Fundão de Brotas, passando depois a chamar-se Jordão de Brotas. Pelo Decreto-Lei nº 12.978, de 1º de junho de 1944, recebeu o nome de IPUPIARA. Meu avó, então, era um homem rude, simples, sem estudos, mas era trabalhador e honesto. E foi ali que conquistou tudo que era possível financeiramente com o seu trabalho. Teve fazendas, cabeças de gado, cavalos, casas comerciais, casas de aluguéis e trabalhou durante muito tempo no comércio varejista.
Os amigos e conhecidos o chamavam de "Doutor" Gasparino. Tinha gênio forte e era, como se dizia no interior, homem de uma só palavra. Alguns o achavam "seguro" demais, talvez em razão dos bens que conseguiu obter. Outros, diziam o contrário. Tornara-se comerciante na pequena Vila. Em seu armazém, por sinal, bem sortido, vendia de tudo: feijão, arroz, rapadura, café, farinha de mandioca, toucinho, açúcar, sabonete, creme dental, enxada, facão, foice, machado, etc. E em seu comércio até vendia fiado. O sujeito chegava na venda, comprava a mercadoria que lhe convinha, pagava uma parte e ficava devendo outra, com promessa de pagamento para determinado dia, previamente combinado. Meu avó tinha uma caderneta, onde anotava o nome do comprador e "centavo por centavo".
Pois bem, se no dia aprazado, o sujeito não tinha dinheiro para o pagamento, mas vinha conversar com ele, explicando que houve algum imprevisto, não havia problema, "veio dar uma satisfação," ele dizia. Marcava para outra data o pagamento. Mas, se ao contrário, o camarada não aparecia, aí, meu amigo, não havia mais jeito. Podia pagar a dívida, porém nunca mais levava fiado do armazém do meu avó. E ele nos ensinava, com sua sabedoria e simplicidade: "se o homem não tem palavra, não tem caráter, não tem moral. Como posso confiar nele outra vez ?"
Naquele tempo, as coisas eram mais difíceis que hoje. Não havia qualquer tipo de comunicação, a não ser o telégrafo, e muito raramente, algum rádio na Vila. O acesso era dificílimo. Não havia estradas. Aliás, hoje existem, mas continuam ruins. Para se ter uma idéia da época e do atraso em que viviam, a primeira bicicleta que apareceu na Vila, hoje cidade de Ipupiara, meu avó a apelidou de "o cavalo do cão".
Tempos depois, ele nos deixou, deixando também suas lições e exemplos. Nunca mais o esqueci. E ainda o ouço dizer: "meu neto, se o homem não tem palavra, não merece confiança."
Hoje, parece que é ingenuidade esperar que alguém tenha palavra. Nos palanques da vida, ouvem-se promessas e promessas. São palavras ao vento. Em todos os níveis: municipal, estadual e federal. Se entre os políticos antigos o uso era comum, agora, então, com os políticos do Partido dos Trabalhadores, tornou-se uma prática natural. Pobre daquele que atrever-se a cumprir promessa ou palavra. E até mesmo a defender o que aprendeu com o Partido. Corre o risco de ser escrachado e expulso da agremiação. Que vergonha! Meu avó é quem tinha razão: "Se o homem promete e não cumpre, não tem palavra, não tem moral, portanto, não merece respeito."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui