Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A Era do Terror - Em Tópicos -- 16/04/2003 - 19:06 (Winner) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Era do Terror - Em Tópicos

Se o mundo ficou mais complicado em outros terrenos, é estimulante a liberdade política conquistada no Planeta na última década do Século 20.

1 - Pela primeira vez na História, há mais gente vivendo sob regimes constitucionais do que sofrendo a violência das ditaduras.

2 - Em 1980, dos 121 países então existentes, apenas 37 eram democráticos. Neles, vivia um terço dos habitantes da Terra.

3 - De acordo com os dados mais recentes, 117 das 192 nações que hoje fazem parte do mapa-múndi podem ser chamadas de democracia e abrigam mais da metade da população mundial.

4 - Na maior parte dos noventa anos anteriores, a arbitrariedade e o terror foram dados cotidianos para bilhões de pessoas no mundo.

5 - O século XX foi dos regimes totalitários, nos quais o poder absoluto e o assassínio em massa foram exercidos em escala jamais vista na história humana.

6 - A caminhada rumo à liberdade no século, que durante quase noventa anos pareceu fadada ao fracasso, é uma das vitórias mais sofridas da humanidade.

7 - "Será necessária a passagem de pelo menos uma geração, e possivelmente duas ou três, para exorcizar os fantasmas do domínio totalitário", escreveu o jornalista irlandês Michael Dobbs, no livro A Queda do Império Soviético.

8 - O totalitarismo é um mal que leva tempo para ser erradicado, mas floresce rapidamente quando há estímulo para seu desenvolvimento.

9 - O oxigênio que dá vida ao totalitarismo é em geral um ambiente de degradação social e depressão econômica.

10 - Na Rússia, a população passava fome quando os bolcheviques chegaram ao poder, em 1917, prometendo paz, pão e terra para todos.

11 - Vladimir Lenin, o líder que transformou a Rússia num país comunista por meio da revolução, admirava-se da maleabilidade da multidão de famélicos que herdara do czar.

12 - Na Alemanha, destroçada na I Guerra, fortalecia-se um sentimento nacionalista. Pela manipulação das hordas de deserdados, Adolf Hitler criou o nazismo.

13 - Com o apoio da máquina de propaganda que montou, o ministro Joseph Goebbels amplificou e explorou ao máximo o carisma de Adolf Hitler.

14 - Hitler chegou ao poder mediante eleições democráticas e nele se manteve por mais de uma década, cometendo atrocidades, praticamente sem oposição.

15 - A China pré-revolução era um quintal do Japão, palco de violências. O povo recebeu o ditador com esperança, porque estava sem auto-estima.

16 - O totalitarismo vingou, e o mundo faz até hoje as contas da passagem pelo poder de carniceiros como Josef Stalin, Adolf Hitler e Mao Tsé-tung.

17 - Os três ditadores, exemplos acabados da crueldade e do poder de destruição, são os campeões da matança em massa dos próprios governados.

18 - O projeto de construir nações igualitárias por meio da mão forte do Estado custou mais de 100 milhões de vidas no Século XX.

19 - Um recurso comum a ditadores como esses é prometer o paraíso nos discursos, alimentando a população de frases tão fortes quanto vazias que não traduzem o inferno que a aguarda.

20 - Em seu livro Mein Kampf, Hitler deixa claro seu ódio aos estrangeiros, mas evidentemente não informa que, se chegasse ao poder, mataria 6 milhões de judeus.

21 - Lênin definia o Estado como instituição para exercer a violência. Disse: "Antes, essa violência era exercida sobre todo o povo por um punhado de ricaços. Agora, queremos organizar a violência no interesse do povo".

22 - Quem seria capaz de interpretar a expressão "interesse do povo", pronunciada por Lênin, como aviso sobre a matança generalizada que a União Soviética conheceria nos anos seguintes?

23 - O totalitarismo baseia-se num raciocínio de aparência lógica. Qualquer um sabe como é complicado comandar um país na democracia. Os projetos não andam do jeito que o governante quer.

24 - Por quê? O ministro do partido A atrapalha os planos da legenda B. O Parlamento não vota as medidas do Executivo. E quando vota o Judiciário as derruba.

25 - Como é difícil governar com Parlamento funcionando e Judiciário independente, o governante totalitário fecha os dois poderes ou os deixa tão enfraquecidos que se tornam incapazes de se opor a seus planos. E faz isso dizendo atuar em nome do povo.

26 - Como também é trabalhoso conviver com a oposição, por que não eliminá-la? E já que o poder é absoluto, por que não matar os adversários, reais e imaginários?

27 - Foi isso que fizeram Hitler, Stalin e Mao, além de uma dezena de filhotes de ditadores espalhados pelo mundo no decorrer do século XX.

28 - A maior parte das mortes produzidas no Século XX, em nome de projeto de libertação popular, ocorreu nos dois gigantes socialistas: a União Soviética e a China.

29 - O regime soviético criou o "inimigo objetivo", criminoso sem crime que morria sem saber por quê.

30 - Stalin não poupou nem seus pares. Um membro do Politburo do Partido Comunista Soviético de 1924 estaria vivo 15 anos mais tarde: o próprio Stalin.

31 - Os demais foram assassinados. "Nenhum desses imensos sacrifícios de vida humana foi motivado por razão de Estado. Nenhuma das camadas sociais liquidadas era hostil ao regime", escreveu no livro Origens do Totalitarismo a filósofa alemã Hannah Arendt, maiores especialistas no assunto no mundo.

32 - Arendt defende a tese de que a principal matéria-prima do totalitarismo é a vida humana, já que o terror precisa matar para realizar suas experiências.

33 - A fome causada pelo chamado "grande salto para a frente", o desastroso projeto de modernização da China, implantado por Mao Tsé-tung, em meados dos anos 50, deixou saldo espantoso de 65 milhões de mortos.

34 - Entre 1975 e 1979, o general Pol Pot, do Camboja, e seu Khmer Vermelho, decidiram transferir a população das cidades para o campo à força como forma de reeducação ideológica.

35 - Mataram de inanição 25% dos habitantes do país. Em termos proporcionais, foi o maior genocídio do planeta.

36 - Pelo fato de sacrificar a vida humana, tais regimes já seriam deploráveis. O que os torna ainda mais assustadores é que o sacrifício foi inútil. Os regimes totalitários ficaram conhecidos por sua incapacidade de promover o progresso.

37 - Para as pessoas que nasceram nos últimos trinta anos, é difícil imaginar até que ponto fascismo e comunismo tiveram impacto no Século XX.

38 - O nazismo, derrotado pela democracia liberal do primeiro-ministro inglês Winston Churchill, matou 6 milhões de judeus.

39 - O comunismo assassinou 100 milhões de pessoas. A queda do Muro de Berlim, em 1989, tornou-se o símbolo do fim do comunismo e da ruptura do final do século.

40 - Pinochet e seus similares, à direita e à esquerda, perderam a razão de ser com o fim do comunismo.

41 - Fidel Castro, um dos remanescentes da utopia socialista, é considerado o exemplar anacrônico de uma espécie em extinção.

42 - A tecnologia da informação, que transformou o mundo em uma aldeia global, confirmou a democracia e a liberdade como valores universais.

43 - Hoje, com a onipresença da televisão, com os satélites de comunicação, com os computadores e com a Internet, o mundo parece mais protegido da loucura homicida de fascistas, nazistas, comunistas e socialistas.

44 - Mas só parece. Fascistas e nazistas foram condenados, mas comunistas e socialistas, não, incompreensivelmente. Qual a diferença entre uns e outros? Nenhuma.

45 - Por isso, contando com falta de responsabilidade e com sobra de ódio à democracia libertadora, com nenhum conhecimento histórico e com muita má-fé política, com utilização dos problemas econômicos e sociais (de novo) e com desprezo às liberdades, com pouco (ou nenhum) esforço para atender às necessidades do povo e com muita propaganda ideológica COMUNISMO E/OU SOCIALISMO voltam a ameaçar o mundo.

46 - Não se trata de ser contra esta ou aquela pessoa. Esteja sempre pronto para COMBATER idéias TOTALITÁRIAS. Os agentes divulgadores dessa podridão são agressivos e violentos, quando contraditados. NÃO SE ESCOLHA.

48 - Nunca recue. Mais 1 ou 10 ou 100 debates, leais, mas duros, do que 70 anos de violência, prisões, assassinatos, como ocorreu com nossos irmãos do Leste Europeu. Como AINDA ocorre com cubanos, norte-coreanos, chineses...

49 - Leia a História. Compreenda as realidades de ontem e de hoje. E seja forte e renitente, duro como pedra. Você luta por todas as formas de liberdades regidas pelo Estado de Direito.

50 - Ninguém é dono da verdade. Mas, se houvesse dono na face da Terra, NUNCA seria comunista ou socialista. Esses querem surrupiar suas liberdades e seus bens.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui