Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Olhar e a Sala I.....Espaço Irreal -- 24/04/2002 - 22:50 (Marli Franco) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um olhar descuidado invade um espaço irreal, pousando em uma sala fora de época.
A sala é aberta sem pudores, sob o panorama das íris verdes. Livre e sem licença inspeciona entusiástico o cômodo de cortinas fechadas, que dorme na penumbra perdendo o sol do outono lá fora.

Os móveis de madeira nobre, como pouco se vê , tudo cravejado e esculpido.
Um tapete com ares orientais segura a mesa de imbuía .Onde junto descansam as cadeiras com sua suntuosidade das guardas altas, revelando que nelas os ilustres se sentaram.
O carrilhão mostra bem a passagem do tempo e o torna mais rico como peça importante de um antiquário.

No lado da mesa esta sua majestade a “Arca” toda rebuscada em um rococó perfeito, suas saliências são orgulho e sua madeira exala o perfume das estórias já vividas.
Nas suas gavetas abertas, no afã do mistério, o linho branco e bordado com certeza salienta a elegância do recinto.
Os copos de cristais ampliam o olhar do visitante imaginando os brindes ali registrados.
A porcelana delicada e fina fecha o requinte das relíquias que se mostram no alto do silêncio.

A mesa é a imperatriz no centro da sala . Se faz de rainha carrega a coroa de um vaso com suas flores, na postura de um desafio mudo; pontuando que a sala tem um dirigente vigilante para todos que nela adentrarem, mesmo que apenas com um simples olhar deslocado.

Um raio de sol penetra, investiga rasgando pela janela a penumbra com ajuda do vento seu fiel escudeiro. Beija as margaridas e jasmins do vaso e foge matreiro sob o olhar ciumento do guardião, o cinzeiro.

O vento lança ainda antes da partida ,um olhar de cobiça na cortina. E dissimulado afaga brincalhão. Movendo o tecido de renda ,que brilha do alto dos trilhos caindo em cascata no seu branco virginal até o chão.

A sala magnífica continua estática depois de cada badalada, linda como uma rosa.
Mas sem o alimento da vida fica assim... Como pétalas desfolhadas ,esperando serem colhidas por mãos amorosas .Que nelas venham beber, o licor da vida em seu interior.

O olhar de esmeralda, meticuloso, depois de respirar a magia de uma época longínqua ,sai fechando a porta silenciosamente .
Deixa para traz apenas um sorriso de deslumbramento com tanta beleza.

A sala sorrateiramente ,sem deixar o olhar perceber, rapta o sorriso doce .
E guarda no cristal das folhas secas, para ser mais um aroma ,das muitas estórias ali registradas.
Penélope*M*

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui