Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->TERMOS ESSENCIAIS - PARTE II -- 21/06/2001 - 13:54 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Alma: Constituição imaterial do ser, mediante a qual pode se afirmar que a vida é a prova de sua existência.

A alma é o elemento que diferencia os seres vivos do resto da criação. Deus criou o universo, nele pôs objetos e seres. Os astros foram criados por Deus, assim como os animais racionais e irracionais, os vegetais e todos os demais elementos da natureza. Diferentemente dos animais e vegetais, (que têm alma, porque têm vida) os elementos do reino mineral e os astros, não receberam alma, portanto, são seres existente mas não viventes, enquanto os animais e os vegetais são seres existentes e viventes.

Com relação à materialidade, o tempo da existência dos seres sem alma é imensamente maior que a dos seres com alma. A vida física do homem, por exemplo, mediante os raros registros, chega ao limite máximo de 120 anos, ao passo que uma estrela, como o sol, existe por bilhões de anos.

Quando pensamos no conceito de alma, imaginamos a existência além dos aspetos físicos. Se o corpo humano dura 120 anos, sua alma é eterna. Logo, conclui-se que a alma é uma existência eterna, pois não é matéria. Enquanto que o sol, por ser matéria, deixará de existir um dia.

Definir alma enquanto existência eterna é válido apenas para os seres humanos, pois não se admite que um cachorro ou um pé de figueira exista eternamente.

A maior distinção entre o ser humano e os demais seres, sem dúvida, é a racionalidade. Dela provêm todas as demais distinções, como, por exemplo, os conceitos de eternidade e da existência de Deus. Essa relação pode ser amplamente defendida quando se comparam as características dos homens com os demais seres viventes.

Somente o ser humano tem capacidade de extrair conceitos concretos e subjetivos do tempo, espaço e matéria. Além desses conceitos, há as impressões internas deles decorrentes, como os sentimentos, os pensamentos, as lembranças, a vontade, etc. Quando abstrai sobre esses elementos, o ser humano questiona sua existência, sua origem e fim. E logo chega a pensar em um Ser que a tudo criou e mantém por Seu poder.

Nenhum outro ser vivente é tão rico em características que indicam uma singular existência como o homem. Por tudo isso é que nas Sagradas Escrituras está escrito que quando morre um homem, o corpo vai ao pó, de onde veio, e o espírito (alma) volta a Deus, que o deu.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui