Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Aos detratores do ateísmo -- 11/04/2003 - 02:12 (Renato Junqueira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Venho por esta, expor-lhes que o fato de ser ateu não quer dizer necessariamente, como inferiram erroneamente, que não gostaria que ele existisse. Se Deus existisse e realmente fosse bom, eu seria o homem mais feliz da Terra. SÓ QUE ELE NÃO EXISTE! Se ele existisse e realmente fosse bom, puniria a todos que usassem seu nome para dar palavras de ordem ou lhe imputassem palavras que não foram ditas diretamente ou por prova consubstancial do dito manifesto. Se Deus realmente existisse e fosse bom, não aceitaria que nós nos ajolheássemos ante ele e até, se ele pedisse, déssemos nosso valorizado cu para o "todo-poderoso". Não aceitaria por designio moral esse tipo velado de escravidão e subserviência cega, afinal, se ele existisse, duvido que gostaria de praticar tal coisa; como, se ele existisse e fosse bom, seria justo, então é de se esperar que se coloque no lugar dos outros para entendê-los, ou será que ser bom significa concordar com a lei do mais forte?

Mas o seu deus bom, por ser um deus criado por humanos, só poderia ser "bom" no sentido humano, ou seja, um maldito demônio escravizador, sádico por criar pessoas já sabendo de seus destinos de ante-mão. Afinal de contas ser "humano" é ser bom, não é? Tão bom que vivemos num mundo que é um pesadelo, onde a fome, a desgraça, a doença, a tristeza, a guerra e a discórdia imperam e, aos poucos, sempre alargam as fronteiras. Mas, apesar de tudo isso, continuamos os mesmo seres bondosos e tementes a tal demônio - com boa razão para temê-lo - que todos nós, bondosos, consideramos bom por nos espelharmos nele. Com nosso egocentrismo absoluto, criamos um início para o Universo porque não somos capazes de conceber um que seja infinitamente velho pois nosso sentido de tempo nos dá a sensação de absurdo, embora absurdo seja um "início" para algo que nunca foi montado sendo apenas, por definição, o conjunto de tudo que existe; achamos que quem criou tudo é um ser humano do sexo masculino evidenciando ainda mais nosso egocentrismo como espécie onde o macho é dominante; como o mundo roda entorno de nós, o mundo, com certeza, vai melhorar, afinal de contas, ele gira entorno de nós e não irá nos atingir, NÃO É MESMO?

Milene Arder acha que, por ela acreditar em Deus, todos acreditam, é inconcebível a tal moça a idéia de alguém que não possa acreditar em tal coisa absurda. Talvez ela ache também que os suicidas não existam, são apenas lenda urbanas, mitos de mal gosto criados para espantar os outros; afinal de contas, ela não é o centro do universo e todos não foram criados a sua imagem e semelhança? Não fique triste, Milene, tem até ateus fazem compania a você no seu egocentrismo; Marx não achava que todas as pessoas podiam ser altruístas e atéias, só porque ele era altruísta e ateu?

Quanto ao Domingos, apenas porque você e um tanto outros cientistas por aí acreditam em Deus não quer dizer que ele exista. Não interessa se todos as pessoas da Terra acreditem ou não, LEMBRE-SE CARA: ISSO NÃO ALTERA A REALIDADE! Como efeito, mesmo se todas as pessoas da Terra acreditarem que o sol vai sumir nesse exato momento, ELE NÃO VAI SUMIR! Não me interessa se Einstein, Copérnico, Galileu, Kepler e a esmagadora maioria dos cientistas um dia acreditou em Deus ou acredita, PODERIAM SER TODOS E TODO O RESTO DO MUNDO, DEUS NÃO IA PASSAR A EXISTIR! Galileu chegou a medir as dimensões do inferno, Kepler acreditava que para cada planeta do sistema solar era regido por uma nota musical, Descartes acreditava, dentre todas as outras besteiras que falava, acreditava que os animais eram robôs sem sentimento ou inteligência, como se isso não implicaria diretamente que também nós fôssemos o mesmo. Então, não interessa se o Sr. suposto Sabe-Tudo Einstein era judeu e acreditava no Deus do judaísmo! A PALAVRA DE AUTORIDADE NÃO IMPORTA, O QUE IMPORTA SÃO OS FATOS E AS PROVAS APRESENTADAS! ISSO É CHAMADO DE MÉTODO CIENTÍFICO!

Quanto a mim, apenas digo que a última carta endereçada a tal fim, pois sei muito bem do que se trata o dogmatismo. Não se discute com dogmáticos, eles acreditam numa coisa e ponto. Tenho consciência disso, conheço o mundo onde eu vivo. Mas ainda vocês não responderam as perguntas que eu fiz no artigo "Fúria Atéia". Vocês, por acaso, OUSAM responder?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui