Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A LADRA -- 03/06/2003 - 22:41 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A LADRA

Filemon F. Martins


Meu amigo e Escritor Geraldo Peres Generoso, da Academia de Letras "Flor do Vale" de Ipauçu, me contou esta história, que aconteceu com sua avó, Dona Benedita, na cidade de Ipauçu, interior de São Paulo.
A família tinha uma empregada doméstica eficiente e de confiança, que já trabalhava com a família há bastante tempo. Não havia problemas e nem preocupações, porque a empregada era responsável e administrava bem o serviço e tudo corria normalmente. Por circunstàncias não explicadas, a empregada teve que deixar a família e ao que parece, não poderia mais retornar às suas atividades na casa da avó do meu amigo.
Diante do imprevisto, a família se viu obrigada a contratar uma outra, e às pressas, acabou contratando uma nova empregada, sem a devida verificação dos antecedentes e sem pedir referências de empregos anteriores. Passou uma semana e a moça aprontou. Num dia tranquilo, com o pessoal da casa ausente, fez uma limpeza na casa e levou não só objetos, como também um talonário de cheques de Dona Benedita, avó do Geraldo. Após a decepção e a confusão que reina quando se é roubado, uma outra neta se prontificou a acompanhar a avó na delegacia da cidade e ao banco para resolver o problema dos cheques. Lá se foram as duas para a delegacia onde registraram o chamado BO (Boletim de Ocorrência). No banco, também, foram bem atendidas, e o funcionário, solícito, após preencher os papéis de praxe, tentou acalmar a avó do Geraldo, dizendo: a senhora pode ficar sossegada, que já preenchi a papelada e vou sustar os pagamentos dos cheques. A avó do Geraldo, que não ouvia muito bem, virou-se para a neta e sapecou: - "Tá vendo ? No meu tempo eles pegavam e prendiam, agora não, ele vai "assustar" a ladra. Onde já se viu ? Tem que pegar e prender. Assustar, ora essa. Por isso, que as coisas não funcionam no Brasil"... E saiu da agência bancária, resmungando.
Conforme me informou o amigo Geraldo, Dona Benedita faleceu bem idosa, quase aos 90 anos e era chamada carinhosamente de vó Dita.
De fato, a violência cresce assustadoramente no Brasil e o banditismo ganha espaço, sob os olhos beneplácitos de nossas autoridades. Em todos os setores de atividade, pelo que se lê nos jornais, pelo que se ouve na televisão e pelo que se vê nas ruas das cidades grandes, há o domínio de quadrilhas que, sob a imposição do medo e da força, fazem o que bem entendem. Enquanto isso, o cidadão comum e honesto fica refém da insegurança e da violência. O Jornal Folha de S. Paulo do dia 22/05/2003 publicou comentário sobre "a primeira reação da Secretaria de Segurança do Rio, diante do coronel que denunciou tráfico na segurança pública, foi acusá-lo de ação político-partidária. Desta vez, a tentativa de jogar o problema para os outros não durou nem um dia. Já ontem Garotinho pedia que o coronel não fosse punido."
Deste modo, de erro em erro, de farsa em farsa, o governo vai desviando o dinheiro das necessidades públicas para pagamento de juros ao capitalismo estrangeiro e globalizado. Quem sempre pagou a conta ? Ora, ora, nós, o povo, o trabalhador, os servidores municipais, estaduais e federais. A elite brasileira, banqueiros, industriais, grandes empresários, deputados e senadores ? Nem pensar. Aliás, são os únicos que aplaudem o governo, especialmente os banqueiros.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui