Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62386 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50774)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140863)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->LEMBRANÇAS DO VENTO -- 27/10/2002 - 16:11 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Dizem que uma pessoa não se banha duas vezes nas mesmas águas de um rio. A mudança é constante. A Brigitte Bardot cercada de gatos e cachorros infelizmente não é a mesma dos meus tempos de jovem. A escola de minha cidade não é a mesma em que outrora voejavam os hábitos negros das freiras, santas freiras que educaram tantas gerações de moleques. A única coisa que para mim permanece constante é o vento. Estranho, não? Por que o vento? Porque o vento me provoca sensações associadas a momentos de bem-estar. Traz do passado momentos de intensa liberdade. E também porque é poético formar frases com a figura do vento: " ...e o vento levou". " O tempo e o vento". " O vento será tua herança" (foi a minha herança também, e, pelo jeito, vai ser a dos meus filhos).
Quando menino, adorava correr contra o vento de outono, sentindo-o no rosto e nos braços. A exemplo do personagem de Titanic - e sem o saber- podia sentir-me o dono do mundo. Sempre que venta agradavelmente, sinto perpassar essa sensação de liberdade. Não é por outra razão que minha concepção de Liberdade é a de uma gaivota sobrevoando o mar.
Talvez eu não seja o único. Vejam o CaetanoVeloso: "caminhando contra o vento"...e aquela outra música: ..."depois andar de encontro ao vento..." É como romper barreiras, vencer distàncias, seja no volante de um carro, de uma lancha, seja numa caminhada firme.
É uma forma de captar a realidade, sentir a vida no corpo. Constatar que a velha natureza é uma fonte de prazer, dos poucos que nos são consentidos hoje gratuitamente. Sim, por mais que eu tenha mudado, o vento permanece o mesmo de minha infància.
Ou será que trago comigo aquela sensação de liberdade não encontrada, soterrada nas obrigações e responsabilidades de gente grande, e que procura realizar-se pela lembrança de antigas sensações?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui